Prisão de Celso Luiz leva aliado Valdo Sandes desistir da prefeitura Delmiro Gouveia
A prisão do prefeito de Canapi, Celso Luiz (PMDB), que iria financiar várias campanhas no alto sertão de Alagoas, inclusive no Triângulo das Bermudas: Canapi/Inhapi e Mata Grande provocou reviravolta no processo de sucessão do prefeito Lula Cabeleira(PMDB).
O prefeito de Canapi, Celso Luiz, e sua administração são alvos de uma operação desencadeada na manhã desta sexta (29), pela Polícia Federal e Ministério Público Estadual. A operação denominada Triângulo das Bermudas, investiga uma organização criminosa acusada de lesar os cofres em R$ 10 milhões, a partir do desvio de recursos de verbas do Fundef, em apenas 13 meses.
O pré-candidato a prefeito pelo PSB em Delmiro Gouveia, vereador Valdo Sandes (PSB) arquiinimigo de Lula Cabeleira e que tinha apoio do deputado federal Ronaldo Lessa (PDT), decidiu declarar apoio ao candidato oficializado domingo, em convenção ao Padre Eraldo (PSD) que tem o incentivo do deputado peemedebista Marx Beltrão e da ex-senadora Heloisa Helena(Rede).
A Oposição unida contra o candidato da situação que será o deputado federal Givaldo Carimbão(PHS) apoiado pelo Lula Cabeleira, o presidente do Senado Renan Calheiros e o governador Renan Filho do PMDB que abriga o Marx. Abalado com a repercussão da prisão de Celso Luiz seu principal incentivador para derrubar o império de Lula em Delmiro Gouveia, vereador Valdo Sandes teria caído na ultima pesquisa e assim, decidiu apoiar o Padre Eraldo contra Carimbão, numa eleição que se torna polarizada.
Efeito Celso
Celso Luiz estaria arquitetando retornar forte na política de Alagoas desde que perdeu a eleição como vice-governador do empresário e deputado João Lyra para o tucano Teotônio Vilela, vai promover um efeito dominó na região do Alto sertão de Alagoas.
Valdo Sandes já caiu.
Em Piranhas, a pré-candidata a prefeita Maristela para freiar o avanço do retorno da família Damasceno Freitas – abalada com o afastamento do presidente do TJ/Al desembargador Washington Luiz pelo CNJ – ficou órfã e assim, aliviou um pouco o deputado Inácio Loiola (PSB) que tenta retornar a prefeitura mais uma vez.
Em Inhapi, o irmão de Celso Luiz, favorito nas pesquisas, Tenorinho (PMDB) a tendência é ganhar, mas no começo afetou sua campanha na questão financeira. Já em Mata Grande, o filho de Celso, Luiz Pedro tem disputa pesada.
E finalmente, em Canapi onde o Celso Luiz é o bambam , não deve vencer. É preciso aguardar o efeito da ação da PF que ganhou comentário em todas esquinas da cidade e isso, vem favorecendo ao Zé Hermes adversário de longo tempo do Celso Luiz.