‘Sujou!’ Temer desiste de nomear Marx Beltrão para o Turismo
A nomeação do deputado Marx Beltrão (PMDB-AL) para o Ministério do Turismo está suspensa, aguardando um pedido que o presidente interino Michel Temer fez ao presidente do Senado, Renan Calheiros, para que sugira outro nome para a pasta.
Por meio de interlocutores, Temer enviou o recado de que gostaria de uma alternativa a Beltrão, por conta da repercussão negativa que o nome do alagoano tem sofrido. Jornais têm dado publicidade ao fato de ele ser réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por falsidade ideológica. Renan ainda não teria respondido à solicitação de Temer.
Não se sabe ainda se subiu definitivamente no telhado, mas o fato é que houve uma avaliação no Palácio do Planalto de que a nomeação de Marx Beltrão seria ruim para todos: governo, Renan, PMDB e o próprio Marx.
Temer suspende nomeação de Beltrão para o Turismo e pede outro nome a Renan Calheiros.
Marx Beltrão chegou a ser tratado como ministro. Ele circulou na quarta e quinta feira no Palácio do Planalto sendo inclusive tratado pelo ministro baiano Geddel Vieira, um dos homens da tropa de choque de Temer, “como ministro”.
Em Maceió, Marx Beltrão negava a todo momento que seria ministro. Já tinha sofrido uma decepção uma semana atrás, quando seu nome esteve próximo de ser anunciado pelo Michel Temer. Chegou até levar sua familia a Brasilia, para assistir a posse.
Por duas vezes, Beltrão chutou a bola na trava. A segunda por recomendação do próprio Michel Temer esteve em Alagoas acertando o ponteiro com o senador Renan e a ordem do Palácio do Planalto, era Marx avisar suas bases que não seria mais candidato a senador em 2018.
Sabe-se, porém, que seu pai, deputado estadual João Beltrão bastante experiente na política, teria aconselhado Marx Beltrão a desistir desse projeto. No entanto, Marx preferiu nos bastidores se articular e somente retornou a Brasilia, ao lado do presidente do Senado.
Agência Brasil