Anvisa acha pelos de ratos e proíbe venda de extrato de tomate
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)proibiu nesta segunda-feira (18), por meio de publicação no Diário Oficial da União, a distribuição e a venda de um lote do Extrato de Tomate Heinz, fabricado pela Heinz Brasil S.A, em todo o território nacional, por causa da presença de pelos de ratos.
Um laboratório credenciado pela Anvisa, a Fundação Ezequiel Dias (LACEN-MG), “detectou matéria estranha indicativa de risco à saúde humana, pelo de roedor, acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente”. O lote sob suspeita é o L06, cuja validade é até 01/04/2017.
A agência determinou que a empresa recolha o “estoque existente no mercado, relativo ao lote do produto descrito”.
Em agosto de 2013, a empresa havia sido alvo da Anvisa por causa da presença de pelos de roedores em um lote de ketchup. Na ocasião, a agência proibiu em todo o País a comercialização do produto, produzido no México. O lote em questão era o 2K04.
Em fevereiro do mesmo ano, a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) pediu à Anvisa a retirada preventiva do mercado do lote 2C30 do Tomato Ketchup Heinz, de 397 gramas, após ter encontrado pelos de roedor no produto.
Por meio de nota, a empresa explicou a situação:
“A Kraft Heinz Brasil informa que o caso se trata de notificação realizada em julho de 2015 pela Gerência Colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária de Minas Gerais, acerca de lote encontrado somente nessa região. Na ocasião a empresa recolheu as embalagens disponíveis no comércio do lote 06, validade 4/2017, de extrato de tomate da marca, não havendo qualquer contraindicação ao consumo dos lotes presentes nos mercados hoje. Em 14 junho deste ano, o processo foi dado como encerrado pela ANVISA, com a publicação no Diário Oficial da União.
A companhia declara que adota rigoroso controle de qualidade em todas as etapas da produção, desde a escolha de fornecedores, processo produtivo e distribuição final dos seus produtos. Internamente ainda possui diversos mecanismos que avaliam de forma constante suas boas práticas de fabricação dentro de um Sistema de Gestão da Qualidade próprio. A Kraft Heinz Brasil reafirma seu total respeito, transparência e compromisso com o consumidor, com o foco constante na máxima qualidade de seus produtos, comprovada e reconhecida em todo o mundo”.
Com informações do Portal R7