Três policiais são mortos em Baton Rouge, nos EUA
Três policiais foram mortos em um tiroteio na cidade de Baton Rouge, no estado de Louisiana, Estados Unidos. Outros três estão feridos.
Pouco antes, segundo a rede CNN, a polícia fora avisada de que um suspeito andava com um rifle de assalto na Avenida Airline Highway. Quando a viatura chegou, ele abriu fogo e acertou seis oficiais. Investigadores acreditam que dois outros homens podem estar envolvidos.
Nessa mesma cidade, no dia 5 de julho, um passante telefonara para o número de emergência da polícia para alertar que um homem estava ameaçando pessoas com uma arma em um estacionamento. Era Alton Sterling, de 37 anos. Quando a polícia chegou, ele reagiu e foi dominado pelos policiais, que atiraram e mataram Sterling.
O caso de Baton Rouge foi um dos que levaram a vários protestos contra as forças policiais. Um dos movimentos que mais têm disseminado a retórica contra a polícia é o Black Lives Matter, cujos integrantes pedem nas ruas a morte de policiais. “O que queremos? Policiais mortos. Quando? Agora!”, dizem eles.
Na quinta-feira, 7 de julho, um ex-veterano de guerra, Micah Xavier Johnson entrou em um protesto pacífico contra a polícia em Dallas, no Texas, e atirou contra doze oficiais. Cinco morreram.
No final de 2014, outro caso: dois policiais, Rafael Ramos e Wenjian Liu, foram mortos quando estavam dentro de uma viatura no Brooklyn, em Nova York. O suspeito cometeu suicídio. Nas redes sociais, ele mencionou a possibilidade de matar policiais em retaliação a assassinato de homens negros, Michael Brown e Eric Garner, por policiais.