Segurança Pública promove simpósio para prevenir violência contra idoso
A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) realizou, em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), na manhã desta sexta-feira (15), o simpósio “Violência contra a Pessoa Idosa: Estratégia de Intervenção Integrada”. O evento, ocorrido no Pleno da Corte de Justiça, contou com a participação de autoridades do Estado e servidores do Poder Judiciário.
A ação foi idealizada pelo projeto “Cuidando de Você”, da Chefia de Articulação Política de Prevenção da SSP/AL, lançado na oportunidade. O tema foi ministrado pela presidente da ONG Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (Olhe/SP), a assistente social Marília Berzins, que tem mestrado em gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).
Na oportunidade, a palestrante abordou o conceito e tipos de violência e orientou os profissionais que trabalham diretamente com o tema e demais participantes sobre a importância da intervenção de todos para a proteção do idoso.
“O Brasil está envelhecendo, e a violência contra a pessoa idosa ocupa um lugar muito importante nesse cenário, requerendo da família, do Estado e da sociedade um posicionamento de defesa dos direitos da pessoa idosa”, declarou Marília Berzins.
De acordo com a assistente social, os idosos (pessoas com mais de 60 anos) representam 13% da população nacional, mas essa média deve aumentar, já que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que, nos próximos dez anos, um em cada quatro brasileiros será idoso.
Estado reforça proteção à terceira idade
A secretária executiva de Políticas da SSP/AL, Luci Mônica, que representou o secretário de Segurança Pública de Alagoas, Lima Júnior, no evento, informou a designação das delegacias do Pinheiro, Salvador Lyra, Benedito Bentes e Cruz das Almas, ambas na Capital, para atuarem em casos de violência contra idosos.
“Com o simpósio, a Secretaria assevera que sua função não é somente contribuir com a punição dos criminosos, mas, sobretudo, prevenir a violência. Precisamos cuidar do idoso de forma peculiar e, para isso, disponibilizamos essas quatro delegacias para atendimento prioritário”, destacou Luci Mônica.
De acordo com organizadora do simpósio e assessora técnica da Secretaria de Segurança Pública, Núbia Matta, o projeto “Cuidando de Você” trabalhará inicialmente com os idosos, a fim de criar estratégias para atuar com precisão no combate à violência contra este público. As atividades serão realizadas inicialmente na capital e, depois, estendidas para o interior.
A desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento avaliou positivamente a parceria entre o Judiciário e a Segurança Pública. “Esta ação entre TJ e a SSP é extremamente importante. Temos a obrigação de unir forças para garantir proteção ao idoso”, disse.
Violência dentro de casa
A família, antes do Estado e da sociedade, tem o dever de garantir a proteção da pessoa idosa, conforme o Estatuto do Idoso. Contudo, a realidade aponta que a maioria dos casos de violência contra pessoas na terceira idade ocorre dentro do próprio lar e é praticada por familiares.
“O idoso não expõe os maus tratos à sociedade por acreditar que merece sofrer as agressões, que se apresentam em forma de xingamentos, violência física e até mesmo proibição de exercer seus direitos pela família. O caminho para mudar esta realidade é, antes de tudo, a conscientização de todos”, finalizou a palestrante Marília Berzins.
Agência Alagoas