Militares turcos dizem que tomaram o poder para proteger ordem democrática

4As Forças Armadas da Turquia disseram nesta sexta-feira que tomaram o poder no país para proteger a ordem democrática e manter os direitos humanos.

Em um comunicado enviado por e-mail e divulgado por canais de televisão turcos, os militares afirmaram que todas as relações externas existentes da Turquia serão mantidas e que o Estado de direito permanecerá como prioridade.

O primeiro-ministro da Turquia havia dito anteriormente que um grupo dentro do Exército havia tentado tomar o poder, mas que fora rechaçado e que seria errado chamar o fato de golpe.

Lei marcial é imposta na Turquia, diz comunicado

A lei marcial foi imposta em toda a Turquia e um toque de recolher declarado, com o país agora sendo comandado por um “conselho de paz” que não vai permitir que a ordem pública seja prejudicada, disse um apresentador da emissora estatal turca TRT, lendo uma declaração sob as ordens de militares.

O locutor disse que o regime democrático e secular foi erodido pelo atual governo e que uma nova constituição será elaborada em breve. A liberdade dos cidadãos foi garantido pelo “conselho de paz”, independentemente de religião, raça ou língua, disse o apresentador.

Acesso a redes sociais é restringido

O acesso a Facebook, Twitter e YouTube, do Google, na Turquia foi restringido pouco após a divulgação de notícias sobre um golpe militar em andamento no país, de acordo com dois grupos que monitoram a internet.

O Turkey Blocks, que monitora bloqueios na internet no país, e o Dyn, que monitora o tráfego internacional de internet globalmente, relataram que estava difícil ou impossível acessar redes sociais na Turquia.

 

 

Fonte: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *