Mais 11 pessoas relacionadas ao atentado de Istambul são presas

alx_mundo-terrorismo-turquia-20000101-001_originalUnidades da Polícia Antiterrorista da Turquia prenderam na noite de quinta-feira mais onze suspeitos, todos acusados de serem membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que estariam relacionados com o atentado do aeroporto de Istambul. O ministro do Interior turco, Efkan Ala, reiterou ontem em um discurso no Parlamento que o provável responsável pelo atentado continua sendo o EI. A polícia já encontrou a casa em Istambul onde os terroristas se esconderam antes do ataque e, graças às evidências e provas encontradas no local, os agentes realizaram as recentes prisões dos suspeitos.

Segundo a imprensa da Turquia, fontes de segurança não identificadas informaram que o líder do comando terrorista que organizou a operação era o checheno (de nacionalidade russa) Akhmed Chatayev, considerado como o chefe da rede jihadista em Istambul. O paradeiro de Chatayev é desconhecido no momento, mas sua ligação com o EI é “claramente documentada”, afirmou à rede CNN Michael McCaul, do Comitê de Segurança Interna da Câmara dos Representantes americana.

No total, o número de detidos que teriam ligação com o atentado, um dos maiores da Europa, está em 24, entre eles 15 estrangeiros. O ataque da última terça-feira no aeroporto Ataturk foi realizado por três homens-bomba procedentes de antigas repúblicas soviéticas, um deles identificado como Osmar Vadinov. 44 pessoas morreram e quase 240 ficaram feridas na tragédia. Uma das vítimas do atentado morreu nesta sexta-feira no hospital, em decorrência dos ferimentos sofridos.

(Com agência EFE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *