Revezamento da tocha olímpica em Alagoas começa neste domingo
A tocha olímpica abre passagem em Alagoas neste domingo. Seis municípios do estado vão receber por dois dias o maior símbolo das Olimpíadas, a começar por São Sebastião, pela manhã, às 10h50. Depois, o revezamento passa por Arapiraca, São Miguel dos Campos e fecha o domingo em Maceió.
Tudo sobre o Tour da Tocha no Brasil
Na capital, a festa começa às 17h, e a tocha vai passar por 11 bairros (Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, Barro Duro, Serraria, Murilópolis, Gruta, Farol, Centro e Jaraguá), cumprindo um percurso de 20km . A previsão dos organizadores é de que o primeiro dia do fogo olímpico no estado termine às 22h, com um grande show no estacionamento do Jaraguá.
No total, 196 pessoas vão carregar a tocha em Alagoas, por 40 km. Um dos pontos altos vai ser a passagem pela Serra da Barriga, principal quilombo do país e ponto histórico de resistência negra. O revezamento começa na segunda-feira em União dos Palmares e termina no estado em Murici. Em seguida, ainda pela manhã, o fogo olímpico segue para Garanhuns, em Pernambuco.
– A passagem da tocha olímpica pela Serra da Barriga torna o momento mais exclusivo para o mundo, em razão da história e o que ela representa. Lá, haverá um ritual com o fogo, que é uma simbologia sagrada utilizada pelos religiosos descendentes de Zumbi dos Palmares. A chama olímpica entrará em contato direto com a capoeira, atualmente considerada um patrimônio cultural e esportivo importante para o estado – comentou a secretária de Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas, Cláudia Petuba.
Segurança
De acordo com o superintendente da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Ari Maia, a segurança do revezamento vai ser feita em parceria com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército, e vai contar com 1.300 profissionais, espalhados pelos seis municípios. Todo o esquema de segurança foi explicado durante a coletiva de sexta-feira, em Maceió.
A tocha olímpica em Alagoas
Condutores: 196, sendo 110 em Maceió
Segurança: 1300 profissionais
Dias: domingo (29/05) e segunda (30/05)
Cidades: seis (São Sebastião, Arapiraca, São Miguel, Maceió, União dos Palmares e Murici)
De onde vem: Propriá-SE
Para onde vai: Garanhuns-PE