Sistema Prisional é ocupado pela PM em Maceió para garantir visitas

bope_620Tropas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Radiopatrulha (RP) ocpuam, desde as primeiras horas da manhã deste sábado (28), o Sistema Prisional, na parte alta de Maceió.

A Polícia Militar (PM) informa que a determinação partiu do governador Renan Filho (PMDB), e tem como um dos objetivos garantir as visitas dos familiares aos presos. Elas foram suspensas desde que os agentes penitenciários deflagaram greve no dia 13 de maio.

De acordo com a assessoria de comunicação da PM, 60 homens estão envolvidos na operação, que ocorre, ao menos em um primeiro momento, somente nas unidades prisionais de Maceió.

Além de garantir as visitas, a PM informa que a ocupação também tem como objetivo a manutenção da paz e a garantia dos direitos humanos dos presos e de seus familiares, e deve durar até que os agentes penitenciários retornem às atividades.

Procurado pela reportagem do G1, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen-AL), Kleyton Anderson, disse que a categoria já foi informada da ação policial.

“Eles [os policiais] estão lá para garantir a segurança durante qualquer confusão que psosa vir a acontecer. Ainda durante a manhã, teremos uma assembleia da categoria para definir os rumos da paralisação”, afirma Anderson.

A categoria reivindica do governo do Estado melhores condições de trabalho, aumento no efetivo dentro dos presídios e reajuste salarial.

Na sexta (27), uma reunião com o governo terminou sem acordo. Foi a terceira rodada de negociações desde o início da greve, considerada ilegal pela Justiça no dia 16 de maio.

G1 AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *