Metade das mulheres tem vergonha de falar sobre menopausa
Metade das mulheres da Grã-Bretanha passa pela menopausa sem procurar orientação médica. De acordo com um levantamento realizado pela Sociedade Britânica de Menopausa (BMS, na sigla em inglês), a principal razão para isso é a vergonha causada pelo estigma que envolve as mudanças enfrentadas pela mulher nessa fase.
O relatório também mostrou que 42% das mulheres tiveram sintomas da menopausa piores do que o esperavam, mas ainda assim 35% acreditam que isso é algo com que elas simplesmente “têm que lidar”.
Em relação aos sintomas, a maioria das mulheres na menopausa sofre com sete problemas, incluindo ondas de calor, suores noturnos, insônia e mudanças de humor, que podem durar de quatro a 12 anos (em 10% dos casos).
“Há uma percepção de que a menopausa só causa sintomas temporários, como ondas de calor. Quando a realidade aparece, pode ser um choque para muitas mulheres. Elas se sentem impotentes porque acreditam que as opções de tratamento são limitadas. Esse tipo de equívoco persiste a cada geração.”, disse Heather Currie, presidente da BMS.
As mulheres não mudam de postura nem mesmo quando um sintoma atrapalha a rotina diária. De acordo com o levantamento, 36% relataram algum tipo de prejuízo na vida pessoal, 36% na profissional e 50% na sexual.
Veja Online