Ex-provedor João Netto de Medeiros é homenageado pelo Hospital Santa Rita

A Diretoria Executiva do Hospital Regional Santa Rita de Palmeira dos Índios registrou o reconhecimento ao trabalho e a dedicação que João Netto  de Medeiros prestou à instituição.

Na manhã deste sábado (14), foi feita uma homenagem ao ex-provedor, entronizando sua foto na galeria Cultural no espaço destinado aos voluntários que prestaram serviço ao Hospital.

batch_IMG_1289

Estiveram presentes o provedor da Instituição, Pedro Gaia, além do presidente da mordomia  e filho do homenageado, o médico Sebastião Lessa Neto acompanhado pelos seus irmãos e familiares.

batch_IMG_1302

Foi entre emoções e lágrimas que cada um contava a história do grande homenageado.

batch_IMG_1280

O provedor do hospital lembrou as benfeitorias que João Neto deixou para aquela instituição. “Foram 20 anos dedicados a esta instituição, para que o hospital permanecesse vivo. Quarenta anos após ele ter deixado a provedoria, seu trabalho não foi esquecido. Ele era um grande homem, reconhecido pela sua postura e honradez”.

batch_IMG_1281

O administrador Aérton Lessa, neto do homenageado, falou sobre o legado deixado por João Netto. “Convivi pouco com meu avô, mas vejo o quanto ele se dedicou naquela época para manter o hospital. Vejo a dedicação do meu tio Sebastião Lessa e comprovo que esse foi o alicerce deixado por João Netto de Medeiros. Procuro deixar a minha contribuição na saúde e assim seguir os passos do meu avô, o de sempre ajudar ao próximo”.

batch_IMG_1283

Em sua fala, o médico Sebastião Lessa ressaltou sobre o resgate dos benfeitores daquela instituição. ”Estamos resgatando a história de homens que prestaram serviços a esta entidade, como Remi Tenório Maia e João Netto de Medeiros, que foram os pilares para a sustentação desta instituição. Temos como recordação a integridade que meu pai deixou e a forma como conduziu o trabalho com afinco. Hoje será um dia inesquecível em minha vida e de toda a família. Ele foi provedor por 20 anos, e esse ano completo quarenta de profissão e por coincidência 40 anos que ele deixou de ser provedor”, finalizou.

batch_IMG_1272

batch_IMG_1273
batch_IMG_1277 batch_IMG_1288 batch_IMG_1296 batch_IMG_1301 batch_IMG_1302

Histórico

João Netto de Medeiros era filho de Isaac Netto e Olímpia. Nasceu na cidade de Traipú-AL.

Ainda jovem ficou órfão de pai e como filho mais velho assumiu todas as responsabilidades da família, Casou-se por duas vezes, sendo que do primeiro casamento teve três filhos. Já do segundo matrimônio com Etelvina Lessa Netto, teve quinze filhos, dos quais dez ainda estão vivos.

Assumiu a função de fiscal de renda e morou em diversas cidades em função de sua profissão e veio a se apaixonar por palmeira dos Índios onde viveu até o seu falecimento em 1981.

Aposentou-se em 1947, e no início dos anos 50 fez parte da Sociedade Beneficente (Entidade filantrópica de Palmeira dos Índios) administradora do Hospital Regional Santa Rita. Em 1956 atendeu ao convite do presidente dos mordomos, Noé Simplício e assumiu a provedoria da instituição.

João Netto foi o segundo provedor do Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia durante vinte anos, de 1956 a 1976, sendo o que mais ocupou tempo no cargo na história da instituição. Em sua gestão, o Santa Rita tornou-se referência no Nordeste. O marco de sua gestão foi a construção da Maternidade Santa Olímpia. No início dos anos 60, adquiriu vários equipamentos e modernizou o Raio-X. Trouxe médicos do Rio de Janeiro, além de enfermeiros advindos do Hospital Silvestre para preparar técnicos de enfermagem e construiu também o Laboratório de  Análises Médicas.

 

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *