Antiga sede da Seduc será Centro de Educação de Jovens e Adultos
O prédio da antiga sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), localizado na região central de Maceió, será transformado em um centro de formação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ligado à Educação Profissional Tecnológica. Segundo a secretária executiva da Educação, Laura Souza, o propósito é atender o público da região, oferecendo oportunidade de escolarização.
“A edificação já começou a ser recuperada e as obras devem durar um ano, já que a estrutura está bastante danificada”, explica o superintendente de Infraestrutura da Seduc, Djaci Magalhães.
A antiga sede foi desocupada em 2012 após apresentar inúmeros problemas estruturais, principalmente de infiltração. À época, os servidores da administração da Seduc foram transferidos para espaços ociosos no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa) onde permanecem até o presente momento.
Em 2015, a atual gestão criou o projeto para transformar a sede em um novo espaço de formação profissional. No entanto, era preciso aguardar liberação do orçamento para que o projeto pudesse ser concretizado. para que as obras fossem iniciadas foi preciso retirar os cães de rua que, por quase um ano, estavam abrigados na edificação. Os cerca de 40 cães eram alimentados e cuidados por uma suposta Organização Não Governamental (ONG) que gradeou o local, sem autorização.
Após tentativas de negociação com o responsável, sem êxito, a Secretaria da Educação recolheu os cães e os levou para um canil particular, onde os animais, em parceria com o Centro de Zoonoses de Maceió, foram vacinados, chipados e submetidos a exames de sangue. O responsável por colocar os cães na antiga sede se responsabilizou e levará os animais para um sítio de sua propriedade, na parte alta de Maceió.
Nova sede – A nova sede da Secretaria da Educação será construída no Cepa. De acordo com o superintendente de Infraestrutura, Djaci Magalhães, o prédio terá duas andares e abrigará todos setores administrativos da Seduc que, desde 2012, estão espalhados em espaços do complexo educacional. “As obras estão em fase de licitação e deve ser concluída nos próximos meses. A previsão é que o prédio comece a ser construído ainda 2016 e seja concluído até 2017.
Agência Alagoas