Policial militar alagoano lidera equipe em Missão de Paz da ONU na África

001O capitão da Polícia Militar de Alagoas, Diego Canuto, vem se destacando na Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Atuando desde setembro de 2015, o oficial coordena a equipe de Polícia Comunitária composta por 15 pessoas no Sudão do Sul, país localizado no nordeste da África, seguindo as diretrizes que norteiam a filosofia baseada na aproximação entre polícia e comunidade.

Para desempenhar a função, o capitão Diego Canuto, atualmente o único policial brasileiro na missão, precisou estabelecer dedicação integral com a comunidade de dois campos de proteção de civis, onde vivem cerca de 40 mil pessoas. Ele e sua equipe atuam na avaliação, identificação e busca de soluções para as dificuldades enfrentadas, em parceria com ONGs, lideranças da região e os próprios residentes, além de elaborarem palestras de conscientização para a comunidade, treinamento  para os colaboradores e atividades de engajamento como jogos de futebol entre a comunidade e componentes da missão.

“O objetivo principal da missão é a proteção das pessoas, observando a aplicação dos princípios dos direitos humanos, criando um ambiente seguro para a chegada da ajuda humanitária, uma vez que a pobreza é extrema na região”, explica o oficial.

O militar conta ainda que no início da missão, além de enfrentar a distância da família, passou por um processo de adaptação à diversidade da cultura e aos costumes, no entanto a convivência passou de um desafio para uma grande experiência.

“Viver esta missão possibilita todos os dias adquirir novas formas de lidar com decisões tanto no ambiente profissional quanto pessoal. A adaptação à língua local também é um desafio, mas perceber que estamos ajudando as pessoas a superarem suas dificuldades é extremamente compensador, sobretudo quando vemos a alegria no rosto de cada criança que vive aqui. Certamente, ninguém retorna o mesmo de uma experiência como esta”, reflete o policial alagoano que se diz orgulhoso em representar seu país e sua corporação.

Com duração de um ano, a missão do capitão Diego Canuto está prevista para ser encerrada em setembro de 2016.

Seleção e treinamento para as Missões de Paz

A participação da Missão de Paz da ONU tem caráter voluntário e uma seleção rigorosa é feita pelo Comando de Operações Terrestres – COTER do Exército Brasileiro.

Os candidatos são avaliados em testes de idioma (inglês ou francês), dividido em três fases; informática, com exercícios também nos referidos idiomas; condução de veículo militar, em duas etapas e manejo e tiro com armas curtas, em mais três etapas.

Após selecionados e designados para o local de Missão de Paz, inicialmente, é realizado um treinamento padrão com os voluntários voltado à orientação e conscientização sobre a realidade do país em que estes irão atuar. Em um período de cerca de uma semana, os agentes estudam a cultura, tradições, costumes, cuidados, doenças comuns, prevenção, além das diretrizes dos princípios da ONU, direitos humanos e natureza da missão.

Após o treinamento inicial, é realizado outro estudo mais direcionado ao serviço que os voluntários irão desempenhar, já no local específico do país para o qual foram designados. Realizados todos os treinamentos preparatórios, o agente se torna habilitado a iniciar a missão.

Novos policiais alagoanos selecionados

Mais quatro policiais militares alagoanos estão selecionados para iniciar a próxima Missão de Paz. Aprovados em todas as etapas, o tenente-coronel Rhonady Oliveira e os tenentes Rodolfo Esperidião, Everton Estevan e Joselito Silva se preparam para desembarcar no exterior a partir do próximo mês de setembro.

Atualmente, além do Sudão do Sul, existem Missões de Paz no Haiti, localizado no Caribe e no território de Kosovo, sudeste europeu. No entanto, há perspectiva para receber as missões o Afeganistão, Chipre, Líbano e a Síria.

PM AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *