Oliveiro Torres nomeia novo secretário e começa a sanear problemas na Saúde
O Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira, (20) publicou a Portaria 762/2016, que suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de Equipes de Saúde da Família e Equipes de Saúde Bucal nos Municípios por conta da ausência de alimentação do Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab) ou do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab). Ao todo, 145 Municípios distribuídos nas cinco regiões brasileiras tiveram a suspensão do repasse.
Informações extra-oficiais dão conta de que os programas da Saúde começaram a sofrer corte nos recursos por falta de acompanhamento direto e adequado do ex-secretário de Saúde do município de Igaci, Agreste alagoano, Manoel Toledo (Neno). A falta de medicamentos e outros utensílios importantes na área da Saúde fizeram com que o prefeito Oliveiro Torres nomeasse um novo secretário para assumir a Pasta, que vinha tendo um saldo abaixo do esperado.
Diante do exposto, o prefeito Oliveiro Torres, ao tomar conhecimento dos fatos, deu início a articulações, e nomeou o administrador Aérton Lessa para assumir a referida Secretaria, no intuito de solucionar os problemas adquiridos na gestão de Neno Toledo. Lessa já trabalhou em varias cidades de Alagoas dentre elas, Palmeira dos Índios. Com pouco menos de 30 dias à frente da Pasta, Aérton Lessa vem tentando contornar a situação, tendo como missão retomar o acompanhamento dos programas da Saúde de forma correta e produtiva, além de contornar a situação dos servidores que ameaçam paralisar suas atividades a qualquer momento em Igaci.
Vale salientar que na gestão do ex-secretário, Neno Toledo foi deflagrada uma das maiores greves de servidores, que durou quase sessenta dias, sendo suspensa pela justiça.