Especialistas do Brasil e do mundo debatem sustentabilidade em Alagoas

Elayne Pontual

 

3Alagoas recebeu, na manhã da última quinta-feira (07), especialistas nacionais e internacionais para discutir formas de colocar as teorias e visões da sustentabilidade a serviço da população. O evento aconteceu no Hotel Ritz Lagoa da Anta e contou com uma plateia de estudantes, professores e pesquisadores da área.

O evento teve a participação de representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ibama, Braskem, WWI-Worldwatch Institute, Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud), Algás, Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Pure Energy e Granbio. Na ocasião, houve a assinatura de adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do memorando de intenções da Universidade de Berkeley, na Califórnia.

De acordo com Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, o memorando foi o primeiro passo para o Estado firmar convênio com Berkeley. Além de Gustavo, assinaram os documentos Alexandre Ayres, secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Hélder Lima, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo e Gary Andersen, cientista chefe do laboratório de sustentabilidade da Universidade de Berkeley.

O fórum contou com duas mesas redondas. A primeira, abordou as principais questões que envolvem fontes de energia sustentáveis e foi composta por Hélder Lima, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Gelson Cerutti, diretor geral da Pure Energy, Davi Bibiano, doutor em Energia Elétrica e professor da Ufal, José Antônio Bressioni, diretor agrícola da Granbio e Arnóbio Cavalcanti Filho, diretor presidente da Algás.

A segunda mesa, que abordou os desafios e soluções para o Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), contou com a participação de Gustavo Carvalho, superintendente de Recursos Hídricos, Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, Régia Melo, relações Institucionais da Braskem, Nadia Frabré, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Ufal e Antônio Pinaud, ex-presidente da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) e novo secretário de Assistência e Desenvolvimento Social. Durante o evento, Eduardo Athayde, diretor do WWI, apresentou o relatório “Estado do Mundo”, produzido anualmente pelo instituto há mais de 30 anos, em cerca de 20 idiomas. Algumas versões impressas do relatório foram distribuídas aos participantes do fórum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *