Marcos Madeira transformou Maragogi num polo da Educação

1Quando governou Maragogi, de 2005 a 2012, o ex-prefeito revolucionou a Educação no município de Maragogi, pois conseguiu com muito esforço transformar um cenário que antes só fortalecia a turismo, para uma nova mentalidade de formar e capacitar os jovens.

O marco de sua administração em defesa da Educação, foi destruir uma estribaria que era, pasmem “uma sala de aula”, e reconstruiu uma escola para a alegria dessas crianças, no assentamento de Pau Amarelo, zona rural de Maragogi. A partir dali, colocou em prática, seu objetivo maior que era fazer de Maragogi um polo educacional de referência ao Norte de Alagoas. Conseguiu duas novas universidades, a Universidade Aberta do Brasil e o Instituto Federal de Alagoas – IFAL, ambas com vários cursos ofertados na área do turismo, agricultura e na formação de professores.

Um ganho substancial e expressivo para os filhos de um município que vivia só para o turismo, mas não qualificava, como universitário ninguém, no município, os interessados se deslocavam para Maceió Palmares, hoje alunos de outros municípios tem Maragogi como uma referência Universitária.

O Ifal está construindo um grande prédio com toda a infraestrutura, salas de aula, laboratórios biológicos e tecnológicos, auditórios, quadra, área de lazer, de leitura, biblioteca, auditório, e um parque esportivo, e já preparou a montagem da Universidade Costa dos Corais, que virá em breve. Marcos Madeira reformou escolas, construiu outras, se preocupou com os jovens alunos doando uniformes, melhorando o transporte dos professores e dos alunos, melhorando a vida dos professores, além de permitir e tratar com respeito às crianças, uma alimentação de qualidade, a merenda escolar, um alimento sagrado para os alunos e as famílias, pois garantia aos alunos, acompanhados de nutricionistas uma merenda de qualidade.

O ex-prefeito Marcos Madeira deixou o município, em 2012, mas ainda garantiu as famílias de Maragogi de que a Educação é a base de tudo, por isso, sua gestão foi marcada e deixou um grande legado nessa área, transformar Maragogi como um polo de referência para a Educação na Região Norte, inclusive para o sul de Pernambuco, onde alunos de Pernambuco vão buscar a formação universitária, em Maragogi.

 

Texto: Everton Oliveira, especial para o Blog do Bernardino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *