Católicos de Palmeira dos Índios celebram o Domingo de Ramos com procissão

O dia que marca o início da Semana Santa costuma ser bem movimentado para católicos de todo o mundo. O Domingo de Ramos celebrado hoje, 20 de março, foi exaltado  em Palmeira dos Índios com a procissão que saiu da Igreja de São Pedro,  no Centro e seguiu até a Catedral Diocesana onde o bispo D. Dulcênio Fontes de Matos celebrou missa.

Durante a celebração, o sacerdote realiza a bênção dos Ramos. Os pequenos galhos, plantas, flores ou folhas levadas pelos fiéis às missas geralmente são levados para casa. Algumas pessoas expõem nas portas e janelas.

A data celebra o início da Semana Santa e simboliza a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.

Segundo passagens bíblicas, Jesus previa o sofrimento que passaria em Jerusalém logo ao entrar na cidade. O fato de chegar montado em um jumento e ser recebido com o povo acenando ramos e estendendo tecidos sobre o caminho, de acordo com a bíblia um costume do povo, para com aqueles que merecessem honras. O animal escolhido por Jesus representava ali a paz, dando a entender que aquele que chegava vinha em paz.

A semana – Um dos domingos mais importantes para o povo católico anuncia a chegada de uma semana onde os fiéis cumprem penitências, realizam o pagamento de promessas, praticam o jejum e até rezam mais. Alguns grupos realizam retiros espirituais e nas igrejas quem fica para as celebrações da Missa do Lava Pés, na quinta-feira e para a Sexta-Feira Santa, se revesa com os demais para momentos de oração que em alguns casos entram pela madrugada de quinta para sexta-feira.

Na alimentação os fiéis também costumam fazer mudanças, como evitar o consumo de carne vermelha na Sexta Feira Santa, apesar de algumas famílias já evitarem a carne bovina, suína, entre outras, logo a partir da quarta-feira. O frango, já comum na mesa dos brasileiros, passa a ter mais espaço, porém o peixe é o tipo de carne que parece agradar o paladar do católico nesse período.

A Semana Santa também representa a produção de tortas, bolos e outras receitas. É quando aumenta a venda de sardinhas, ovos, macarrão, azeites, algumas verduras, o peixe da água salgada, entre outros produtos utilizados como ingredientes para os pratos mais produzidos no período.

Os ovos de chocolate, chamados de ovos de Páscoa, apareceram nas prateleiras cedo. Em alguns supermercados da cidade logo após o Carnaval. O preço ainda assusta o consumidor, mas existe a possibilidade das vendas do produto aumentarem no Sábado de Aleluia, véspera da Páscoa.

 

8000fe2b-70be-401c-80ca-690fb5069d0f 3655db37-5fa8-4495-8df0-991274e583b3 66f98052-5144-4128-be82-ec93f80ce688 1dfe924a-c690-42d4-9318-dd74140edee0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *