Mais de 24 banhistas são atacados por piranhas na praia de Pão de Açúcar
Um fato inusitado está acontecendo em Pão de Açúcar. Em apenas 10 dias cerca de 24 pessoas deram entrada na Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos com ferimentos provocados por mordidas de piranha branca ou pirambeba, como é conhecida esta espécie de peixe.
Também há informações de outras vítimas que foram atacadas quando tomavam banho de rio durante o período carnavalesco e que não procuraram atendimento no hospital da cidade.
As vítimas foram atacadas nos pés quando tomavam banho na Praia do Cristo, na cidade de Pão de Açúcar. As mordidas provocaram muito sangramento porque arrancaram pedaços..
Segundo a diretora do hospital de Pão de Açúcar, um policial militar foi atacado por uma piranha e teve parte do dedo de um dos pés decepada pela mordida do peixe carnívoro.
Em contato mantido com a diretora do hospital de Pão de Açúcar, Drª Graça Correia, a mesma confirmou à nossa reportagem que do dia 1º ao dia 10 de fevereiro foram registrados 24 casos de pessoas que sofreram ataques de piranha nos pés no momento em que estavam tomando banho de rio.
O número de vítimas é considerado muito alto, já que em décadas passadas, quando o rio São Francisco tinha suas cheias naturais, nunca ocorreram ataques com tanta frequência.
O número de casos chamou até mesmo a atenção do prefeito Jorge Dantas, que declarou estar bastante preocupado com este problema que poderá provocar até mesmo a morte de banhistas, já que a pirambeba é uma espécie de peixe voraz.
Para alguns pescadores, os banhistas começaram a ser atacados pelas piranhas a partir do momento em que choveu na região e os riachos derramaram suas águas no rio e sujaram as águas, isto é, deram uma coloração marrom ao rio São Francisco.
Para outros nativos, o problema está acontecendo devido à pesca indiscriminada de piabas, o que vem provocando a falta deste alimento natural para as piranhas, já que as piabas fazem parte da cadeia alimentar desta espécie.
Para o prefeito Jorge Dantas, os frequentes ataques de piranhas que vêm ocorrendo no rio São Francisco, com destaque para a Praia do Cristo, se deve aos impactos ambientais causados pelo baixo nível das águas.
“Queremos chamar aa atenção dos órgãos ambientais para que estes façam alguma coisa para evitar que as piranhas continuem atacando banhistas em Pão de Açúcar. É preciso evitar que esta espécie de peixe voraz provoque a morte de algum banhista desprevenido”, disse Jorge Dantas.
Para quem não sabe, a piranha branca ou pirambeba, como é conhecida a espécie Serrasalmus brandti, é famosa por suas mordidas ao homem e outros animais. Tal façanha é possível em razão da disposição de seus dentes tricúspides, que são capazes de arrancar pedaços de suas presas.
Apesar de se alimentar principalmente de peixes, a espécie demonstra ter uma plasticidade alimentar, também sendo encontrado em seu estômago coleópteros, moluscos, odonatas, entre outros invertebrados.
Nativo do Brasil, está presente na bacia do São Francisco. Acostumada a ambientes lênticos, possui uma alta frequência em reservatório onde se reproduz durante um longo período do ano.
Por Helio Fialho
– MTE/AL 1644