Em quatro anos, “Jornal Nacional” perde 28% de seu público

2set2015---jornal-nacional-comemora-46-anos-1441196440705_300x420Apenas entre 2012 e 2015, o “Jornal Nacional”, perdeu 28 em cada 100 telespectadores que antes acompanhavam ao telejornal da Globo todas as noites em todo o Brasil.

A queda de audiência, apontada por dados consolidados obtidos por esta coluna, mostram que a participação do “JN” no universo de TVs ligadas, nas 15 principais regiões metropolitanas do país, caiu de 53,7% em 2012 para 38,9% no ano passado.

Em pontos, no Painel Nacional de Televisão, o “JN” caiu de uma média de 31,8 pontos em 2012 para 24,8 pontos no ano passado. Cada ponto no PNT equivale a cerca de 240 mil domicílios.

O telejornal da Globo ainda é líder inconteste de audiência no país, mas, ano após ano, vem perdendo público e importância.

Dez ou 15 anos atrás era impensável a qualquer pessoa que quisesse ser bem informada deixar de assistir ao “JN”. O resultado atual mostra mudança clara nesse quadro.

Vale dizer também que o “JN” está perdendo público para seus concorrentes diretos: por exemplo, desde 2012, o share do “Jornal da Record” cresceu 91% (de 10,4% para 19,8%). O telejornal do SBT  também cresceu 3%; já o “Jornal da Band” percentualmente cresceu 49% em seu share desde 2012: de 2,3% para 3,5%.

No horário do “JN” também a participação da TV paga disparou nos últimos quatro anos: passou de 13,3% para 20,5% em 2015.

UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *