Caravana da Carpil encerra atividades no Show Rural 2016

A caravana da CARPIL composta por 54 pessoas que fazem parte da região de atuação da cooperativa, que saíram no último dia 27 de janeiro  de Palmeira dos Índios para participar da Intercooperação Carpil/Coopavel  2016 em Cascavel no Paraná encerrou as atividades nesta quinta-feira (04).

d3977f7c-210c-49d9-be75-1520ee0985cb

Durante toda a semana a caravana da Carpil cumpriu agenda de compromissos, visitando dez atividades por dia, entre eles a agricultura, avicultura, hortifrutigranjeiro, lavoura, piscicultura, pecuária de leite e de corte e meio ambiente, além de visitar o Parque Industrial da Coopavel para conhecer o frigorífico de suínos, bovinos e aves, laticínio e indústria de óleo e ração.

88ce2298-9ab8-473d-a3de-f1b60d1c9d12 e9dfe754-979a-4fcf-bb0e-6f39810b384f d715dd4c-c208-4440-87e1-cbdb7eea0d9e f6dc27ab-04bb-4346-9d82-007150a82120

Esse ano a binacional Itaipu expôs o projeto “Cultivando Água Boa” apresentando projetos voltados para a agricultura familiar. A caravana da Carpil visitou a Vitrine Tecnológica de Agroecologia, organizada na forma de uma propriedade rural sendo uma oportunidade para os produtores rurais, principalmente agricultores familiares de Alagoas tomarem contato com diversas técnicas sustentáveis para produzir mais e melhor, sem agredir o meio ambiente.

As técnicas apresentadas são relógio biológico de plantas medicinais; caldas e defensivos alternativos; fruticultura temperada e tropical; captação, armazenamento e utilização de água da chuva; bioconstruções; aquecedor solar de água com materiais reciclados; criação de abelhas nativas sem ferrão; adubação verde, consórcios e plantas companheiras; forrageiras, banco de proteína e alimentação animal alternativa; homeopatia animal e vegetal; entre outras.

Ao6qW4na4bJJP6P1Qzhk_d3J5gIolRXLBBiRozDCB4c4 (1)

Outro momento importante para a caravana acontece na visita ao  abatedouro móvel para suínos quer funciona em um container adaptado e instalado em um caminhão para auxiliar pequenos suinocultores a realizar abates respeitando padrões de sanidade e bem-estar animal.

O ponto marcante foi a chegada do Secretário de Agricultura do Estado de Alagoas, Álvaro Vasconcelos no show Rural, que assegurou e fortaleceu a pareceria entre Carpil e Governo do Estado para a participação de outros agricultores em 2016.

 Aty2tif2Mh2CHphDtYzAFM6-XSFrSTjUrlutR-LETY7n [377321]

“Durante os 19 anos de parceria nunca um secretário de Estado nos acompanhou, esse ano foi mais significativo pois a cooperativa, técnicos e agricultores se sentiram mais valorizados pelo Governo do Estado”, explica Monteiro.

A intercooperação tem apoio Governo Federal através do Ministério de Desenvolvimento Agrário-MDA, Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) e Prefeitura de Igaci.

Show Rural

O Show Rural é um evento educativo de difusão de tecnologia, dirigido aos produtores rurais. Organizado pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, de Cascavel, em média o evento conta com a presença de 300 expositores e 140 mil visitantes de todo o Brasil e do exterior. São cerca de 4,8 mil parcelas experimentais e demonstrativas apresentadas por cerca de  3,5  mil  profissionais  do  setor  agropecuário,  de  empresas  dos  mais  variados  setores  e  de todos os centros de pesquisa da agropecuária  brasileira.

Vale observar que a participação dos presidentes de associações, produtores beneficiários do crédito fundiário, técnicos e dirigentes de associações do crédito, só foi possível devido a cooperação da Secretaria de Reordenamento Agrário, do Ministério de Desenvolvimento Agrário, além da Prefeitura Municipal de Igaci, por intermédio do chefe do executivo, Oliveiro Torres Piancó.

Tecnologias adquiridas

O Programa Sombra e Água Viva, foi implantado inicialmente como política pública em Palmeira dos Índios, por intermédio da recuperação de nascentes e das tecnologias adquiridas no Paraná. As atividades foram sendo ampliadas e incorporaram o Projeto Quintais Produtivos, que melhorou a renda dos agricultores familiares.

O objetivo teve como finalidade ampliar e modernizar, com métodos ecologicamente corretos, para a produtividade local de hortaliças, diversificação do plantio, implantação de novas técnicas de cultivo.

Palmeira dos Índios foi o município que mais nascentes recuperou em todo o Nordeste.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *