Agricultores de Igaci por intermédio da Carpil conhecem tecnologias no Show Rural 2016

O pequeno produtor de frutas de Igaci, no Agreste de Alagoas, Espedito Alves dos Santos, de 61 anos é um dos componentes da caravana da Carpil que participa do Show Rural em Cascavel (PR).

Ai0zRFFZF1YRUceFJt3f1AGD22UvUXfw3N4rHEWM5nSf

Ele faz parte de uma centena de produtores de melancia, caju, pinha, abacaxi e outras culturas que terá, a partir deste ano,  uma fábrica para beneficiamento dos produtos. Aflorando o sentimento de ver sua comunidade crescer, o agricultor decidiu participar do Show Rural para difundir conhecimentos. Isso só foi possível devido ao apoio do prefeito de Igaci, Oliveiro Torres Piancó.

Espedito Alves reside no assentamento Unidos pela Terra, viajou cerca de quase 4 mil km para conhecer as técnicas adotadas no Sul do país. O agricultor conheceu as diversidades de plantas consorciadas  através do sistema de mandala na Vitrine Agroecológica da Emater, que prima pelo ecologicamente correto, livre de agrotóxico. “Aqui conheci várias técnicas que podem ser implantadas em Alagoas. A diversidade de plantas aqui é muito grande;  aprendi melhores técnicas sobre o plantio de feijão, definição de sementes, análise do solo. Agradeço a oportunidade que a Carpil e o prefeito Oliveiro Torres me deram, de poder conhecer mais sobre a minha área e também passar esse conhecimento para outras pessoas”, disse o agricultor, que explicou ainda que pretende implantar a tecnologia de plantio de maracujá para inseri-la na fábrica de beneficiamento de frutas.

 

 

 

As agricultoras Creuza Martiniano e Edvania Santos de São Pedro também de Igaci, fazem parte da caravana.

AqPvdepTrnBFNia1dZtVFnPtGsgOgUj1-l0bcDFrIo0g Ao6qW4na4bJJP6P1Qzhk_d3J5gIolRXLBBiRozDCB4c4 (1) Ah-GOUhrCWkBEKcBZUlLL1dNwoemliM7W9bABIuSmlJg

O sorriso dele manifesta sua satisfação de poder aumentar sua produção por intermédio das técnicas adquiridas. “Mesmo em um período crítico como esse que vivemos, dispomos agora de melhores condições e técnicas para produzir”, disse o pequeno assentado confirmando que sua participação no Show Rural veio em boa hora.

Além de Espedito, outros produtores rurais assistidos pela Carpil, visitam a feira em busca de conhecimento e tecnologia para aumentar a produtividade em suas propriedades.

A caravana da Carpil  deliberou e difundiu conhecimentos sobre agroindústria familiar, fruticultura, alimentação adequada, geração de renda com artesanato, orientação sobre o cultivo de grãos com menos agrotóxicos, piscicultura, paisagismo, plantas medicinais, condimentares e aromáticas, pecuária leiteira, apicultura e olericultura. Os agricultores foram orientados também sobre o monitoramento correto de pragas e doenças para reduzir o número de aplicações de agrotóxicos.

A Caravana em sua participação no Show Rural Coopavel 2016, ampliou os conhecimentos e encerra suas atividades nesta sexta-feira (05).

Captura de Tela 2016-02-04 às 11.50.48-crop Captura de Tela 2016-02-04 às 11.50.51-crop

Em sua participação no show Rural, a caravana visita dez atividades por dia. No Show Rural Coopavel, produtores, produtoras e técnicos nordestinos, conheceram inovações que ajudam a aumentar a produtividade e geração de renda. “Esses conhecimentos irão permitir ao agricultor familiar um ganho expressivo com a inserção do agreste na Rota da Fruticultura. Com essa participação no show Rural, unimos o útil ao agradável, pois com a construção da unidade de beneficiamento de frutas, poderão aplicar as tecnologias que aprenderam no sul do país, podendo até mesmo começar a aplicar em suas propriedades”, destaca Luciano Monteiro.

Intercooperação

A Carpil completa 19 anos de intercooperação com a Coopavel, difundindo conhecimentos do Sul para o Nordeste.

A caravana de Alagoas saiu da cidade de Palmeira dos Índios dia 27 de janeiro, levando 54 pessoas entre técnicos da Carpil, representantes de associações de produtores rurais, beneficiários do Crédito Fundiário, de assentamentos indígenas e de cooperativas convidadas.

A participação da cooperativa no evento contou com total apoio da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além da parceria com a Prefeitura Municipal de Igaci.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *