Arapiraca se destaca como 4º do país em geração de emprego em 2015

Captura de Tela 2016-01-22 às 16.08.50-crop

Arapiraca continua sendo destaque nacional quando o assunto é abertura de novos postos de trabalho em todo o Brasil. O município, localizado no Agreste alagoano, foi o quarto maior gerador de empregos com carteira assinada no país em 2015, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados esta semana, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

De acordo com o MTE, a cidade gerou 2.076 empregos no ano passado, já descontando o número de admissões e demissões durante todo o ano, ficando atrás apenas das cidades de Canaã dos Carajás, no Pará, que gerou 2.801 vagas com carteira assinada, Pontal do Paraná, no Paraná, que registrou 2.265 vagas de trabalho e Matão, no Estado de São Paulo, com a criação de 2.110 postos formais de trabalho.

Outros destaques

No ranking das cinquenta cidades que mais geraram empregos com carteira assinada no ano passado, outros três municípios de Alagoas também estão na lista. Porto Calvo, localizado no Litoral Norte do Estado, registrou 1.044 vagas de empregos, aparecendo na 16ª posição; Colônia Leopoldina apareceu no ranking na 41ª colocação, com 586 vagas, e o município de Atalaia, gerando 584 vagas, no 43º lugar.

Outro dado importante é que nenhum município alagoano está entre os cinquenta, em todo o país, que mais demitiram em 2015, segundo ranking também divulgado pelo MTE.

O secretário de Estado do Trabalho e Emprego, Rafael Brito,  destaca que Arapiraca conseguiu o excelente resultado devido ao dinamismo da sua economia. Segundo ele, a cidade é formada de diversos grupos, principalmente no âmbito das cadeias atacadistas e na área de logística. Ele exemplifica que em 2015 a empresa AIC, que é um call Center, chegou a Arapiraca, contratando mais de 2 mil pessoas o ano passado.

“Acredito que esse dinamismo de diversos setores na cidade e que continuam crescendo mesmo diante da crise econômica no país é o que faz de Arapiraca esse diferencial para o nosso Estado e para o Brasil”, disse Brito.

O secretário frisou ainda que a cidade se preparou, buscando investimentos na hora certa e, atualmente, está colhendo os bons frutos da luta que foi feita no passado.

“Arapiraca tem uma população de característica bastante empreendedora. Então esse empreendedorismo também dos cidadãos da cidade faz com que surjam diariamente novos negócios, sejam eles pequenos, médios ou grandes. Então, é justamente esse dinamismo, essa economia vibrante do município, que fez que com que ela conseguisse esse excelente resultado”, finalizou Brito.

 

Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *