Enem: Piauiense obteve nota máxima em matemática

Captura de Tela 2016-01-09 às 11.39.33-cropO piauiense Vitor Melo Rebêlo, de 18 anos de idade, foi um dos estudantes que conquistou a maior nota em Matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram 1008,3 pontos conquistados na prova, mas ele não esperava chegar além dos 1000 pontos previstos.

“Eu pensei que fosse algum problema no site quando vi a nota maior que 1.000. Mas desde quando conferi o gabarito já sabia que minha pontuação seria, mais ou menos, essa”, afirmou Vitor Rebêlo.

A vida inteira o estudante de destaque noEnem 2015 estudou no Instituto Dom Barreto, escola particular de Teresina referência em ensino e que por diversos anos recebeu o título de uma das melhores do Brasil.

Vítor aguarda ansiosamente para fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na próxima segunda-feira (11). Ele afirma que a primeira opção será para o curso de Medicina, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Ele já passou coleciona diversas vitórias em vestibulares, como a aprovação para Ciências da Computação na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Campinas (Unicamp) e Engenharia Civial na Universidade Brasília (UNB).

Um dos estudantes que obteve nota máxima no Enem 2015, caminha para a 13ª aprovação e se diz confiante. “Sempre quis estudar Medicina na UFPI. Tenho vários familiares que são médicos, minha irmã faz Medicina e isso me também me incentivou”, afirmou.

De acordo com a irmã, Laís Rebêlo, há um ano ele estudava sozinho em casa, sempre focado na prova do Enem. “Vitor sempre foi muito dedicado e concentrado. Ele não precisava virar noites já que sabia aproveitar muito bem seu tempo de estudo”, disse a irmã.

No Enem 2015, Matemática foi o grande destaque, com a maior nota já registrada na história do exame: 1.008,3. Em 2014, o melhor desempenho na disciplina chegou a 973,6.

Acima dos 1000 pontos
Há uma explicação para a nota de Vítor ter ultrapassado os 1000 pontos. Segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem utiliza uma metodologia chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis.

Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota não apenas o número de acertos do candidato, mas o nível de dificuldade de cada item. Com esta metodologia de correção, é analisada a coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova. Por isso, o número de acertos não tem correspondência direta com a pontuação final.

Inscrições para o Sisu
As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam na próxima segunda-feira (11) e vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 14 de janeiro.

O estudante pode se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu e nas instituições de ensino superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *