Prefeitos destacam apoio do Estado no combate aos efeitos da seca

7Os prefeitos de 13 municípios alagoanos estiveram reunidos nesta segunda-feira (16) com o governador Renan Filho e o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, no Palácio República dos Palmares, para a entrega de 16 caminhões-caçamba que serão usados na logística de escoamento da produção da agricultura familiar e melhorias nas estradas vicinais em pequenas comunidades rurais.

Os veículos foram entregues em um momento estratégico para o combate aos efeitos da estiagem na maioria dos municípios alagoanos, como destacou o prefeito de Maravilha, Carlos Luiz Martins.

“Estávamos ansiosos pela chegada desses caminhões e eles estão sendo entregues em uma hora importantíssima, nesse período de seca. Eles serão usados em diversas obras nas comunidades rurais e para facilitar o acesso dessas populações à água. Também vamos receber um caminhão-pipa nos próximos dias, o que vai nos ajudar mais ainda, porque só sabe o que é a seca quem vive no Sertão”, disse o prefeito.

“Este é um momento de muita agonia para quem vive no semiárido. Fazia muito tempo que não víamos uma estiagem como essa. Com o veículo que estamos recebendo hoje, poderemos dar suporte para as 23 comunidades rurais de nosso município, transportando a ração para o gado e outros tipos de materiais que dificilmente poderiam ser levados até essa população”, relatou o prefeito de Coité do Noia, José de Sena Neto.

Durante a solenidade, o governador Renan Filho anunciou o início de uma grande operação de auxílio às comunidades prejudicadas pela seca em Alagoas.

“Será a maior ação de combate à estiagem já vista em Alagoas. Serão mais de 200 carros-pipa levando água a todos os municípios em situação de emergência no Estado. O governo está agindo em duas vertentes: a primeira, com as medidas emergenciais, como os carros-pipa e as adutoras de engate rápido. A segunda, na abertura de poços artesianos e com a construção de grandes adutoras e do Canal do Sertão”, explicou Renan Filho.

De acordo com o secretário Álvaro Vasconcelos, os veículos entregues nesta segunda-feira fazem parte de uma série de ações no sentido de minimizar o sofrimento causado pela seca.

“Estamos concentrando nossos esforços no homem do campo, com uma atenção especial ao homem do semiárido, para mantê-lo em sua terra, produzindo e gerando renda. Temos o Canal do Sertão voltado para a agricultura familiar e o Programa de Distribuição de Sementes, que distribuiu 1.400 toneladas este ano. Além disso, nos próximos dias, vamos distribuir mais de nove mil toneladas de bagaço de cana para alimentar o gado no Agreste e Sertão. A entrega desses caminhões está somada a esses esforços do Governo do Estado”, disse o secretário.

Os 16 caminhões-caçamba foram adquiridos com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Arthur Lira no valor de R$ 9,5 milhões, com contrapartida de R$ 500 mil do Governo do Estado. Aos municípios de Junqueiro, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Coité do Noia, Taquarana, Pariconha, Maravilha, Pão de Açúcar, Carneiros, São Sebastião, Campo Grande, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio.

Nos próximos 45 dias, outros cinco caminhões-pipa serão entregues para os municípios de Mata Grande, Limoeiro de Anadia, Taquarana, Maravilha e Pão de Açúcar.

Além de prefeitos, secretários municipais e vereadores, participaram da solenidade de entrega o deputado federal Arthur Lira; o deputado estadual Ronaldo Medeiros; a deputada estadual Jó Pereira; o coordenador da Defesa Civil de Alagoas, major Moisés Melo; e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *