Alagoanas participam de Marcha das Mulheres Negras em Brasília

wAs atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra em Alagoas iniciam nesta segunda-feira (16) com a ida de alagoanas para Brasília, onde participarão da Marcha das Mulheres Negras, no próximo dia 18. A organização é do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial em Alagoas (Conepir/AL) e recebeu o apoio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), por meio do Núcleo Quilombolas e Indígenas, que viabilizou a ida das mulheres a Brasília.

“É importante contribuir para o fortalecimento da luta contra o racismo e a desigualdade social por que passam as mulheres negras de Alagoas e do país”, afirmou Jaime Silva, diretor-presidente do Iteral.

Cerca de 40 mulheres viajam para Brasília na noite desta segunda-feira, quando está marcada a saída do ônibus da Praça Sinimbu em direção à Capital Federal.  Para participar do ato, as alagoanas confeccionaram faixas para protestar durante a marcha.

Para a presidente do Conepir em Alagoas, Valdice Gomes, a participação na marcha é muito importante para dar visibilidade às questões das mulheres negras de Alagoas e do Brasil.“O objetivo da marcha é de dar visibilidade para as questões das mulheres negras, que sofrem diariamente com o racismo, a violência e falta de políticas públicas, principalmente de segurança e de educação”, afirmou Valdice Gomes.

De acordo com Valdice, a violência contra a mulher negra aumentou. “As mulheres negras são as que mais morrem. Conforme dados do mapa da violência divulgado recentemente, enquanto os homicídios de mulheres brancas caíram 9%, o de mulheres negras aumentou 54% no país, então é preciso que as autoridades olhem para isso”, disse.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *