Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural chega a Japaratinga

Ilustração
Ilustração

O município de Japaratinga recebe esta semana o mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). A partir de amanhã (20/10) até sexta(23/10) as trabalhadoras rurais de projetos de assentamentos e agricultores familiares poderão tirar gratuitamente a primeira via da Carteira de Identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e da Carteira de Trabalho, além de se inscrever no CadÚnico do Governo Federal. Essa documentação permite o acesso  as politicas públicas do Governo Federal, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Bolsa Família. O evento será realizado na Escola Municipal de Dr. Buarque Bandeira, no centro da cidade. O horário de atendimento é da 8h00 às 16h00.

Segundo o delegado do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) Estevão Oliveira na oportunidade serão realizados outros atendimentos como: registro no INSS, palestras sobre a Lei Maira da Penha, serviço de fotografia, cópias de documentação e inscrição do segurado especial. “A expectativa é de atendimento de mais de 600 trabalhadoras rurais com a emissão de  mais de mil documentos nos assentamentos Nova Vida e Anexo; acampamentos Paraíso 1 e 2, Boa Esperança, Desterro, Serreno e Macaco; fazendas Pau Amarelo, Pedra Negra, Lavagem, Tibau e Mato Grosso; povoados São Gonçalo, Santa Luzia, Bamburau, Bitingui Barreiras”.

Na  oportunidade os trabalhadores rurais também poderão obter informações sobre o Cadastro Único, Bolsa Família e outros serviços e orientações sociais ligadas a Secretaria de Assistência Social. Poderão também esclarecer dúvidas no plantão sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), carteira do idoso e se cadastrar no Pró Jovem. Apesar de direcionado às mulheres do campo, o PNDTR também atende homens, jovens ou adultos trabalhadores do campo. A ação é executada pelo o MDA e o INCRA em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Instituto de Identificação do Estado de Alagoas.

 

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *