Aprovado relatório que pede indiciamento da prefeita de Traipu

Crédito: Traipu Notícias
Crédito: Traipu Notícias

Os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação e Saúde de Traipu pediram o indiciamento da prefeita Conceição Tavares e de secretários daquele município por diversas irregularidades na gestão. O relatório final da comissão, no qual é feito o pedido do indiciamento, foi apreciado, votado e aprovado por maioria durante sessão ordinária, ocorrida nessa sexta-feira (9). O documento, agora, será encaminhado para os ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF), além da Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério da Educação (MEC).

O relatório indica que estava sendo servida merenda vencida aos alunos da rede municipal de ensino. Também constatou-se que valores superfaturados eram repassados à empresa vencedora da licitação para locação de veículos, que diretores das escolas estavam assinando cheques em branco dos recursos federais, que a Prefeitura de Traipu estava comprando combustível em quantidade fora do habitual e que havia muitos funcionários contratados como prestadores de serviço sem receber salários por vários meses.

Os vereadores que compuseram a CEI ainda relataram que a prefeita comete crime de nepotismo na Secretaria Municipal de Educação e que há provas documentais que atestam as conclusões apresentadas. Ainda sobre esta área, os integrantes verificaram péssimas condições de estrutura das unidades de ensino e desvio de recursos públicos..

Na saúde, o relatório expõe que vários lotes de medicamentos que seriam entregues à população estavam fora da validade e dispostos na casa maternal. Além disso, percebeu-se salários atrasados dos funcionários e contratos superfaturados. Os postos das Estratégias de Saúde da Família estavam sem profissionais qualificados e insumos, lixo hospitalar acondicionado de maneira irregular e nepotismo por parte do secretário Etinho Dias. Ele estaria empregando parentes na pasta.

A sessão que culminou na aprovação dos relatórios finais da CEI foi tensa e marcada por troca de farpas entre os vereadores. A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Traipu informou que vai encaminhar uma nota oficial a respeito deste assunto ainda neste sábado. O indiciamento atinge a prefeita Conceição Tavares e os secretários de Educação, Sandra Cecilia e de Saúde, Etinho Dias. O indiciamento pode culminar no pedido de afastamento dos gestores por parte do Ministério Público.

*Com informações de Traipu Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *