Maceió é a 2ª capital do país com a maior taxa de homicídios, diz estudo

cats

Maceió foi a segunda capital do país com a maior taxa de crimes violentos intencionais em 2014, segundo os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No ano passado, a taxa média foi de 69,5 mortes a cada 100 mil habitantes. Os números constam do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que está em fase de conclusão.

A capital alagoana só perde para Fortaleza, que lidera o ranking, com 77,3 homicídios a cada 100 mil habitantes. De acordo com o anuário, houve 15.932 mortes decorrentes de crimes violentos intencionais (homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios) nas 27 capitais no ano passado – o que equivale a uma vítima a cada 30 minutos aproximadamente.

Juntas, as capitais registraram uma taxa média de 33 mortes violentas a cada 100 mil habitantes em 2014.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), locais com índices iguais ou superiores a 10 são tidos como zonas endêmicas de violência – todas as capitais podem ser incluídas nessa classificação.

A diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, diz que o quadro é bastante preocupante.

“Os dados revelam as dificuldades encontradas no enfrentamento da violência letal nos grandes centros urbanos”.

É a primeira vez que o fórum realiza um levantamento focado nas capitais brasileiras. Os dados foram obtidos por meio de solicitações às secretariais estaduais da Segurança Pública com base na Lei de Acesso à Informação e por meio de cruzamento de informações disponibilizadas pelos órgãos na web.

Dados antigos

Maceió já foi considerada a capital mais violenta do Brasil, segundo apontou estudo do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, uma Organização Não Governamental (ONG) do México, em 2014. O mesmo estudo, divulgado no começo deste ano, apontou Maceió em 2ª lugar no ranking.

Já Alagoas, continua liderando entre os estados com a maior taxa de homicídios do país. De acordo com levantamento do G1, houve 2.053 homicídios dolosos (quando há intenção de matar) em 2014, uma média de 61,8 mortes para cada 100 mil habitantes.

 

 

Fonte: G1

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *