Defesa Civil realiza o 1º Encontro com os Prefeitos do Semiárido Alagoano em Pão de Açúcar

cats

A Defesa Civil de Alagoas realizou, nesta sexta-sexta-feira ( 21), o 1º Encontro Com Os Prefeitos do Semiárido Alagoano. O evento aconteceu no auditório da Unidade Mista Doutor Djalma Gonçalves dos Anjos, em Pão de Açúcar, e contou com a presença de mais de 70 representantes dos 37 municípios que fazem parte do semiárido alagoano e que estão com decreto de emergência vigente, dentre esses, oito prefeitos, diversos secretários e coordenadores municipais.

A abertura do evento se deu por volta das 10 horas e 30 minutos com as boas vindas do prefeito Jorge Dantas e, em seguida, foi a vez da explanação do coordenador estadual de Defesa Civil, Major Moisés, que discorreu sobre as ações emergenciais de combate a seca e de que forma serão utilizados os recursos da ordem de 10 milhões de reais liberados pelo Governo Federal através do Ministério da Integração Nacional, para a Operação “Água é Vida”, mais conhecida como “Operação Carro Pipa”.

O coordenador estadual de Defesa Civil também orientou os prefeitos quanto à necessidade de criarem e estruturarem nos municípios do semiárido alagoano órgãos que cuidem especificamente de assuntos relacionados à defesa civil, principalmente no tocante ao abastecimento, fiscalização e prestação de contas dos recursos recebidos pelos municípios para combater, principalmente no tocante à fiscalização e prestação de contas de recursos da “Operacão Água é Vida”.

Os representantes municipais também receberam das mãos do coordenador da Defesa Civil o Ofício Circular nº 001/20015-CEDEC/AL que trata sobre o envio da relação das comunidades rurais afetadas pela escassez de água, planilha de solicitação de caminhão pipa e cadastro de apontadores.

Entre os participantes dos 38 municípios convidados, se fizeram presentes os prefeitos Jorge Dantas (Pão de Açúcar), Álvaro Bezerra (Lagoa da Canoa), Bruno Pedro (Craíbas), Ricardo Barreto (Jaramataia), Manoel Brasiliano de Santana (Piranhas), José Gualberto Pereira (Olho D´Água do Casado),Bruno Pedro (Craíbas) e José Cícero Vieira (Inhapi), sendo este último o presidente do Comitê da Seca e representante da AMA na reunião.

Durante a sua fala, o coordenador estadual da Defesa Civil, Major Moisés Pereira de Melo, disse da que é de grande importância a parceria dos municípios neste trabalho de cadastramento que será realizado em cada município.  “Inicialmente faremos o cadastramento de todas as comunidades através de uma a perceria com os municípios, para que disponibilizem estas informações para nós e, juntos, traçarmos o melhor caminho para levar água de qualidade para os nossos irmãos sertanejos”, disse o coordenador.

Já o prefeito Jorge Dantas, em entrevista concedida à Imprensa AMA, fez um balanço da situação provocada pela escassez de chuvas no município de Pão de Açúcar. “Praticamente acabou o inverno e não teve chuva para juntar água nas comunidades rurais de Pão de Açúcar e já sabemos que teremos mais um verão difícil e de muito sacrifício para a prefeitura. Apesar de os recursos que foram liberados pelo Ministério da Integração não chegarem diretamente para as prefeituras, pois serão administrados pela Defesa Civil Estadual, mesmo assim vão minimizar as nossas despesas”, disse Jorge Dantas.

Fazendo uma avaliação da reunião, o presidente do Comitê da Seca e representante da AMA no evento, prefeito José Cícero Vieira, disse que foi bastante proveitosa. “Foi uma reunião bastante proveitosa e interessante porque  nos orientou a corrigir as falhas e já apontando alternativas e saídas e os próprios prefeitos indicando coordenadores que estão bastante inteirados das coisas do município, inclusive os coordenadores falaram mais que os prefeitos e estão levantando na prática o que está acontecendo dentro dos municípios. Daqui o Comitê levará novas ideias para as próximas reuniões que serão realizadas”, disse o presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *