Foguete com três astronautas é lançado rumo à Estação Espacial

cats1Um foguete russo foi lançado, na tarde desta quarta-feira (22), a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) com três astronautas a bordo.

O lançamento do foguete Soyuz, que estava previsto para as 18h02 (horário de Brasília), ocorreu sem atrasos e foi transmitido ao vivo pela Nasa TV.

Os astronautas Kjell Lindgren, da agência espacial americana (Nasa), Oleg Kononenko, da Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos) e Kimiya Yui, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) são os novos membros da tripulação a bordo da ISS.

O trio permanecerá na Estação Espacial Internacional até o final de dezembro. Eles serão recebidos na ISS pelo comandante da Expedição 44 Gennady Padalka, da Roscosmos, e pelos engenheiros de voo Scott Kelly, da Nasa, e Mikhail Kornienko, também da Roscosmos.

Kelly e Kornienko devem voltar para a Terra só em março de 2016, depois de um ano de missão no espaço. Padalka, que também está a bordo desde  27 de março, voltará antes, em setembro, quando Kelly se tornará o comandante da Expedição 45.

A equipe conduz experimentos em biologia, biotecnolgia, física e outros temas.

Atraso
O trio deveria ter ido em maio, segundo a Reuters, mas a Rússia atrasou a missão após uma tentativa fracassada de lançamento de um foguete Soyuz similar em 28 de abril.

O acidente levou a nave cargueira Progress para uma órbita muito baixa para chegar à estação. Nove dias depois, a cápsula, carregada com três toneladas de equipamento e suprimentos, caiu de volta à atmosfera terrestre e foi incinerada.

Investigadores determinaram que a Progress falhou na hora de se separar do motor de terceiro estágio do Soyuz. O foguete voltou a voar em 3 de julho, levando com sucesso uma carga de suprimentos à estação.

 

 

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *