Canapi realiza o I Seminário de Saúde Mental e atenção Básica

Por: Assessoria

 cats

O município de Canapi, por meio da secretaria de Saúde municipal em parceria com a direção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Coordenação de atenção Básica, realizaram o I SEMINÁRIO DE SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO BÁSICA: Vínculos e Diálogos Possíveis. Os trabalhos aconteceram durante os dias 14 e 15 de maio, na quadra poliesportiva da escola municipal Tancredo Neves. O objetivo principal da ação foi estruturar e fortalecer a rede de atenção psicossocial do município. O público-alvo foram todos os funcionários da saúde, como por exemplo: Agentes de Saúde, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Médicos e também as especialidades como os fisioterapeutas, fonaudiologos e odontologistas.

O Ministério da Saúde está tentando estruturar a rede psicossocial de todos os municípios do país, buscando descentralizar os cuidados com a saúde mental que antes era mais centralizado, com a parte de hospital psiquiátrico. Hoje, segundo informações da Coordenadora técnica da atenção básica de Canapi, Bruna Brito, eles querem estruturar uma rede de atendimento, para que todos os que trabalham na área de saúde tenham a capacidade de atender as pessoas que sofrem de transtorno mental. Seja o agente de saúde, como enfermeiro e o médico, todos terão que ter a capacidade de atender e cuidar melhor dos usuários.

Diante disso, o município teve a ideia de criar o seminário para montar a estrutura e assim, passar as informações para o Ministério de Saúde. De acordo com o coordenador do CAPS de Canapi, Márcio Alves, cada município irá se mobilizar da sua forma e Canapi encontrou no Seminário, a melhor forma de trabalhar essa questão.

A coordenadora de Atenção Básica informou ainda que, a rede psicossocial de Canapi trabalha em conjunto com as estruturas como CAPS e programas como NASF, Academia de Saúde, que contribuem no desenvolvimento dos trabalhos que são contemplados com programas de acordo com os números de usuários do município e Canapi conseguiu todos os que são disponibilizados.

“É uma ação conjunta. Agora, todos tem a co-responsabilidade com esses usuários e de inserir essa pessoa no meio social. Muitos ficam restritos a um internamento, mas temos que ter a capacidade de tratar essa pessoa no seio familiar. Devemos acabar com a ideia de que quem tem transtorno mental já deve ser direcionado para o CAPS, pois, muitas vezes o problema pode ser resolvido em um primeiro contato com a atenção Básica”, explica Bruna Brito – Coordenadora de Atenção Básica de Canapi.

Bruna afirma que o município vem avançando muito no cuidado com saúde, não só na saúde mental, mas também nos outros setores, e que a equipe da secretaria de saúde,  atenção básica, vigilância, CAPS, estão buscando, cada vez mais, conhecimentos científicos para aperfeiçoar os funcionários pois, entende que isso irá refletir no atendimento do usuários e inserí-los na sociedade.

No primeiro dia aconteceram as palestras com especialistas, trabalhos em grupos, dinâmicas e discussões sobre o tema. O secretário de saúde, José Vieira, esteve na solenidade de abertura e parabenizou a iniciativa dos que fazem parte da saúde e em especial aos coordenadores que estiveram à frente da organização. No dia seguinte foi trabalhado o estudo de caso para aplicar o conhecimento obtido no dia anterior, e oficinas com os grupos de trabalhos. No encerramento houve ainda palestras com os coordenadores Bruna Brito e Márcio Alves, onde foi mostrando aos participantes como ficou estruturada a rede de atenção psicossocial do município.

“É muito importante estarmos sempre trabalhando essa questão da saúde mental, não só com a atenção básica, pois existirão outros momentos em que iremos trabalhar com outros setores, mas a intenção maior nesse momento é a atenção básica pois são eles que estão em contato direto com essas pessoas no porta à porta, e o “Caminhos do Cuidado”, que foi outra capacitação executada no município, já deu uma grande ajuda. Tenho certeza que iremos obter resultados muito positivos. Lembrando que esta é apenas mais uma etapa, iremos dar continuidade em outros encontros como este”, afirma Márcio Alves –  o coordenador do CAPS de Canapi.

“Os diálogos promovidos durante esses encontros são necessários e contribuem muito na nossa luta em busca de uma qualidade no serviço de saúde no nosso município. Quero destacar a importante iniciativa dos coordenadores como também do secretário e parabenizar todos que participaram do seminário. Digo ainda que, a prefeitura de Canapi irá sempre apoiar ações como esta”, garante Celso Luiz – Prefeito de Canapi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *