Programa de incentivo à pesquisa em saúde pública está confirmado para 2016

catsA continuidade do Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) em 2016 foi tema de reunião na tarde da última segunda-feira (20), entre a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, e o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes. O programa tem como finalidade fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico, apoiando atividades de pesquisa em saúde.

A secretária destacou a importância do PPSUS, programa que conhece e do qual já participou de oficinas em anos anteriores. A gestora da saúde estadual destacou que ele cumpre seu papel de uma forma geral, fomentando a pesquisa e atendendo as políticas públicas, que são essenciais e acarretam em melhorias na assistência à saúde.

Fábio Guedes disse que o programa está disponível para as secretarias estaduais e os demais órgãos desenvolverem políticas públicas, que resultem em questões práticas e contribuam para o progresso de Alagoas. “Para Alagoas, ele é estratégico e atende aos anseios do governo do Estado, que é fomentar o conhecimento”, frisou.

Ainda na pauta da reunião, foi discutida a programação de uma oficina que acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro. O evento, cujo local ainda não foi definido, será de fundamental importância para discussões de projetos de pesquisas importantes para o desenvolvimento de Alagoas.

O Programa Pesquisa para o SUS é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nos estados, que promove o desenvolvimento científico e tecnológico. Ele visa atender as peculiaridades e especificidades de cada local e contribuir para a redução das desigualdades regionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *