Conheça alimentos que parecem saudáveis, mas não são

cats“A gente tem de voltar a comer comida.”

É o que defende a nutricionista gaúcha Maisa Beltrame Pedroso, doutora em educação. A especialista diz que muitos alimentos processado possuem muito mais gorduras, açúcares e corantes do que o nutriente que dizem ser.“Um determinado produto é apresentado como sendo de fruta, aí no rótulo diz, aromatizado com sabor da fruta.”

Alimentos muito processados tendem a ser menos saudáveis. Mesmo alguns que normalmente são entendidos como adequados para a alimentação.

E o mais importante: proporcionar uma alimentação saudável para as crianças passa principalmente pelo exemplo dos pais. Conheça alguns dos possíveis vilões disfarçados de mocinhos da alimentação dos pequenos.

Sucos, iogurte e até gelatina não são tão bonzinhos como se pensa.

Sucos são saudáveis. Maisa lembra que um suco de frutas deve ser escolhido no lugar de refrigerantes, por exemplo. A questão é que nem todos os sucos são iguais. Quando não é possível preparar um suco natural, é preciso atenção na hora de comprar. Alguns são produzidos com a fruta e sem muitos aditivos químicos – mas outros terão corantes e aromantizantes. Uma dica é evitar os que dizem néctar na embalagem.

Muita atenção ao rótulo. Iogurtes naturais são saborosos e fazem bem à saúde. Por outro lado, se receberem muitos conservantes, por exemplo, deixam de ser aliados. Maisa dá uma dica. “Quanto maior for o prazo de validade, menos natural ele é.” Também fique de olho nos corantes e na adição de açúcar.

Bebidas lácteas são produzidas a partir do soro do leite, rico em proteínas, uma bela opção para o café da manhã ou para o lanche. O problema é quando são acrescidas de acidulantes e adoçantes. Novamente, fique ligado nas informações do produto.

 

Viver Bem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *