Dezenove trechos de praias estão impróprios para banho em AL

cats

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga nesta sexta-feira (17) o relatório de balneabilidade das praias da costa de Alagoas. O documento produzido pelo Laboratório de Estudos Ambientais indica que dos 60 pontos onde foram feitas as coletas, 19 estão impróprios para banho, enquanto 41 são indicados como balneáveis. As amostras são coletadas semanalmente, conforme o que determina a legislação.

Entre os 18 trechos de praias do litoral sul, três estão considerados impróprios. São eles Praia de Atalaia, na Barra de São Miguel; Rio Niquim, no trecho distante cerca de 300 metros da foz, na Barra de São Miguel e na ponte AL-101 Sul.

Em Maceió, dos 20 pontos onde foram feitas as coletas, dez não devem ser utilizados pelos banhistas. Os trechos considerados impróprios são os seguintes: Praia da Avenida, na Avenida Assis Chateaubriand, com interseção à Rua Barão de Anadia, com intersecção à Rua Dias Cabral; Praia da Pajuçara, com intersecção à Rua João Carneiro, com intersecção à Rua Júlio Plech Filho; Praia da Ponta Verde, com intersecção à Rua Prfª. Hígia Vasconcelos, e entre as Ruas General Dr. João Seleiro Pitão e Dr. Rubens Canuto. Além detes, o IMA também não recomenda o banho na Praia da Jatiúca, entre as Avenidas Antônio Gomes de Barros e Emp. Carlos da Silva Nogueira; Praia da Cruz das Almas, entre as Ruas Marcarenhas de Brito e Padre Luiz Américo Galvão; Praia do Mirante e Rio Pratagy.

No litoral norte, seis trechos foram considerados impróprios, entre os 22 analisados. São eles: Rio Tatuamunha, no santuário do Projeto Peixe-boi; Praia de Maragogi, na Foz do Rio Salgado, na Foz do Rio Maragogi, no trecho da Praça Multieventos e na Foz do Rio Persinunga.

O relatório da balneabilidade é produzido semanalmente e a classificação é feita a partir do resultado das análises em cinco semanas consecutivas e com base no critério da presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes por 100mL da amostra de água coletada.

 

*Com Gazeta Web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *