Casal diz que mancha diluiu e volta a captar água no Rio São Francisco

cats

A Companhia de Saneamento de Alagoas(Casal) informou, nesta quinta-feira (16), que voltou a captar água bruta do Rio São Francisco para abastecer as cidades que dependem do Velho Chico após a mancha escura que surgiu no leito do rio diluir.

Sete municípios do Sertão alagoano estão sendo abastecidos por carros-pipa desde o último dia 9, quando o problema foi detectado.

De acordo com a assessoria de comunicação da Casal, a medida foi tomada após o resultado do laudo da água ficar pronto, revelando que ela poderá ser preparada para o abastecimento.

A melhora da água, segundo a Casal, aconteceu porque a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em uma medida de urgência, aumentou a vazão do rio, e a mancha, que chegou a alcançar 28 km, começou a se dissipar.

Ainda segundo a assessoria da Casal, se não houver nenhum outro problema, a normalização do abastecimento aos municípios deve acontecer em pelo menos uma semana.

A companhia diz ainda que se utilizou de informações preliminares apresentadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) atestando a qualidade da água para voltar a operar o Sistema Coletivo do Sertão. O IMA, entretanto, diz que os laudos produzidos pelo órgão só serão apresentados oficialmente amanhã em uma nova reunião.

Na última terça (14), a diretora da Chesf, Patrícia Maia, já havia anunciado a medida de urgência.

“Vamos aumentar a vazão para poder ter um maior porte de água no reservatório de Xingó para que se melhore a qualidade [da água]. Conseguimos, com o ONS [Operador Nacional do Sistema Elétrico], elevar a vazão de 0h até a meia-noite em 300m³/s, mais do que estava previsto”, disse.

A abertura de duas comportas da Chesf em Paulo Afonso (BA), na divisa com Alagoas, é apontada como a principal suspeita para o problema. A medida teria liberado sedimentos acumulados no rio por pelo menos 30 anos. A companhia foi intimada a apresentar o relatório do procedimento, realizado no final de fevereiro deste ano.

Segundo o IMA, não há indícios de que alguma outra indústria ou empreendimento instalado na região tivesse a capacidade de produzir o incidente, exceto a medida adotada pela Chesf.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) informou que a companhia só deve se pronunciar após os resultados finais das análises das amostras coletadas.

Investigação
O MPF confirmou durante o encontro que instaurou um inquérito civil público na última segunda (13) para investigar o caso. Além do MPF, o Ministério Público do Estado (MP) também apura a situação e já instaurou um procedimento preparatório para apurar o problema.

Desde o surgimento da mancha, constatada na última quarta-feira, a Casal suspendeu fornecimento de água em sete municípios da região, Delmiro Gouveia, Água Branca, Pariconha,Inhapi, Mata Grande, Canapi e  Olho D’Água do Casado.

 

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *