Governo elege fortalecimento do setor pesqueiro como prioridade

catsCom 42 mil pescadores artesanais cadastrados, representantes de 43 colônias de Alagoas se reuniram durante encontro setorial coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura. Na pauta, a revitalização das cadeias da apicultura e da psicultura.

“Só em Maceió temos quase 12 mil pescadores. O Governo do Estado tem projeto para a reestruturação da atividade pesqueira e das colônias. Nos próximos 15 dias terá início o processo de licitação para esse trabalho. Uma parceria firmada com o Senar [Serviço Nacional de Aprendizagem Rural] e o Sebrae vai viabilizar cursos de capacitação para os pescadores”, adiantou o secretário Álvaro Vasconcelos na reunião realizada na Federação dos Pescadores de Alagoas (Fepeal), no Vergel do Lago.

Outro projeto previsto é o levantamento da costa litorânea para o desenvolvimento do banco de pescado com implantação conjunta da Secretaria de Agricultura e do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Com 230 km de costa marítima, quatro lagoas e uma bacia hidrográfica com rios importantes como o São Francisco, segundo a federação, em Alagoas a pesca está presente em 38 municípios. “É a maior empresa do Estado com mais de 40 mil pessoas empregadas. Pagamos impostos e precisamos de políticas públicas para o desenvolvimento do nosso segmento, a exemplo da compra de equipamentos e a dragagem do complexo lagunar”, declarou a presidente da Fepeal, Eliane Moraes.

Para o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Alagoas, Alay Correia, a profissionalização da atividade é a saída viável para o desenvolvimento da atividade no Estado. “É preciso pensar no futuro da cadeia produtiva do pescado”, reforçou, lembrando que o Brasil importa mais de um milhão de toneladas de peixe por ano.

Na reunião, o gerente de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil em Alagoas, Egnaldo Farias, anunciou que a instituição fará uma ação nas colônias com o propósito de regularizar a situação dos pescadores.

 

Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *