Fiscalização autua 63 condutores com o uso de tecnologia avançada

cats

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) está intensificando as operações para realizar apreensões de veículos irregulares. Durante uma fiscalização realizada na manhã desta quinta-feira (19), 63 condutores foram autuados por irregularidades de trânsito, 30 veículos foram flagrados com pendências na documentação, sendo que 14 conseguiram regularizar os débitos através de um posto de auxílio que emitiu as guias em tempo real. Dezesseis veículos foram recolhidos ao depósito da autarquia. Além desta operação na BR-316, rodovia de acesso à Satuba, outras estão previstas para ainda esta semana.

A fiscalização que contou com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), 4º Batalhão da Polícia Militar e o Batalhão de Policiamento de Guarda (BPGD), foi executada com o auxílio do leitor de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR). Ele é um dispositivo tecnológico que realiza a leitura dos caracteres nas placas dos veículos e acessa a base de dados, verificando se o carro apresenta alguma pendência, queixa de roubo ou outras irregularidades.

Após a leitura, os dados são enviados diretamente para o aparelho celular do agente de trânsito que por meio de um aplicativo tem acesso a todas as restrições detectadas naquele veículo, para então abordá-lo.

De acordo com o subcomandante do (BPtran), Felipe Lins, a câmera instalada tem o alcance de 200 a 300 metros do veículo. “Esse sistema nos trouxe muita agilidade. A eficácia é de 100 %. Nós abordamos os veículos com pendências e também os que apresentam atitudes suspeitas. É uma operação que não visa só a fiscalização de trânsito, mas a segurança de modo geral”, frisou.

O OCR está sendo utilizado pelo Detran nas fiscalizações desde maio de 2014. Os principais diferenciais do sistema são a sua elevada velocidade de identificação, o ajuste automático da imagem e o elevado índice de acerto, independente das condições de operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *