Campeão do Coliseu vai treinar nos EUA com atletas renomados do UFC
No dia 11 de março, o atleta alagoano de MMA Karl Marx vai realizar o objetivo de muitos lutadores brasileiros: passar uma temporada nos Estados Unidos treinando com atletas renomados do UFC, como Urijah Faber, Chad Mendes e o campeão dos pesos-penas TJ Dillashaw.
Mas antes de ir à Califórnia, Karl Marx vai treinar com o campeão mundial Vicente Júnior na academia BJJ Conquest, no estado de Maryland. Depois ele segue para Sacramento, onde participa de treinos na Alpha Male, um dos maiores centros de treinamento do mundo, criado por Faber em 2004. Faltando ainda alguns dias para a viagem, Karl conta as horas para começar a treinar com as feras do MMA mundial.
– Nem preciso dizer, esse é um sonho que está se tornando realidade para mim. É sem dúvida uma chance única na minha vida poder treinar com atletas desse nível, respeitados mundialmente. Tenho certeza que vou evoluir muito, vou poder aprimorar a minha técnica e aprender coisas novas com esses atletas – disse Mazoni.
O alagoano contou ao GloboEsporte.com que sempre acompanhou o trabalho desses lutadores. Referência na categoria peso palha, Karl Marx é o atual campeão do Coliseu e é também uma das grandes promessas do MMA brasileiro.
– Tive meu nome na lista dos 25 lutadores brasileiros cotados para o UFC e também entre os atletas que podem salvar o MMA brasileiro. E é para isso que tenho trabalhado. Não é fácil você viver para luta, você tem que abrir mão de muita coisa na sua vida. Eu era professor de história e tive que abandonar o meu trabalho para me dedicar à luta. Se você quer ser um atleta profissional, tem que deixar de lado festa, badalações e se dedicar 100%. È o que tenho feito.
Com um cartel invejável – não perdeu nenhuma das cinco lutas que disputou -, o lutador trabalha todos os dias para chegar ao Ultimate Fighting Championship (UFC) e ser campeão mundial na sua categoria. E para Karl Marx, o céu é o limite.
– Acho que a concentração é a grande virtude dos campeões, o Faber tem muito isso. Se você quer algo na sua vida, você precisa lutar por isso. É o que tenho feito, tenho trabalhado arduamente para conseguir os meus objetivos. Quero entrar no UFC e quero ser o campeão mundial da minha categoria – afirmou.
O camp
Em Maceió, o atleta treina na Adois Fight, e foi a partir da academia alagoana que a parceria com Vicente Júnior foi fechada. Um dos proprietários do centro de treinamento, Marlos Cavalcanti, explica como foi feito esse contato.
– Falei com o Vicente Júnior, que é uma grande referência do jiu-jitsu nos Estados Unidos, e a gente conversou sobre o Karl, que ele precisava fazer um treino mais puxado. Foi quando ele mandou levar o lutador para a academia dele lá nos Estados Unidos. Depois disso, o Vicente falou sobre o Karl para o Fábio Pateta, que é treinador da Alpha Male. Daí ele assistiu a uns vídeos do Karl Marx lutando, viu o recorde de luta dele e ficou impressionado, foi aí que ele pediu para levá-lo para treinar lá também – contou.
Globo Esporte