Dilma reitera apoio à França por ataque a jornal e defende marcha

catsA presidente Dilma Rousseff divulgou nota neste sábado (10) na qual reiterou apoio à França e defendeu as manifestações programadas para este domingo (11) em Paris em memória às vítimas do ataque à sede do jornal “Charlie Hebdo”, na última quarta (7), que resultou na morte de 12 pessoas.

No dia do atentado, Dilma divulgou nota e classificou o ataque como “terrorista e sangrento”. Ela disse também que o “ato de barbárie” se tratou de inaceitável ataque à liberdade de imprensa, “um valor fundamental das sociedades democráticas”.

O crime ocorreu na manhã de quarta no escritório do semanário, que já havia sido alvo de uma ataque no passado após publicar uma caricatura do profeta Maomé, o que irritou os muçulmanos. Entre os mortos estão dois policiais e 10 funcionários do jornal. Os atiradores foram mortos durante ação policial nesta sexta (9).

“Quero reiterar nossa mensagem inicial de solidariedade aos franceses e a seu Governo. Manifesto, igualmente, a esperança de que a grande comoção que esses acontecimentos provocaram na França e no mundo seja o melhor antídoto contra futuros atos de intolerância e de barbárie”, disse a presidente.

Na nota, Dilma afirmou ter pedido ao embaixador do Brasil em Paris, José Bustani, que a represente na manifestação que ocorrerá neste domingo na capital francesa. A presidente disse estar segura de que “muitos brasileiros” que vivem no país comparecerão ao ato.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela presidente Dilma Rousseff:

O Governo e o povo brasileiros acompanharam nos últimos dias, com emoção e apreensão, os sucessivos ataques terroristas que vitimaram os membros da redação de CHARLIE HEBDO, policiais e cidadãos franceses.

Quero reiterar nossa mensagem inicial de solidariedade aos franceses e a seu Governo. Manifesto, igualmente, a esperança de que a grande comoção que esses acontecimentos provocaram na França e no mundo seja o melhor antídoto contra futuros atos de intolerância e de barbárie.

Estou segura de que os muitos brasileiros que vivem na França estarão presentes à grande Marcha Republicana de domingo próximo em Paris. O pensamento de meu governo estará convosco. Pedi ao embaixador do Brasil, José Bustani, que fosse meu representante pessoal nesse encontro de cidadãos do mundo em prol de um futuro de paz e democracia.

Brasília, 10 de janeiro de 2015.
Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *