Washington Luiz tomará posse na presidência do TJ/AL nesta segunda

T

Numa solenidade que será bastante concorrida, o desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, aos 56 anos, tomará posse na presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas, nesta segunda-feira (5), às 17 horas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado no Jaraguá, em Maceió.

É a segunda vez que o magistrado filho de Piranhas ascende ao cargo máximo da Justiça alagoana, cujo mandado será para o biênio 2015/2016. A escolha se deu por aclamação, em setembro de 2014.

O primeiro mandado do desembargador Washington Luiz na presidência do TJ/AL foi entre setembro de 2004 a fevereiro de 2005, substituindo, na ocasião, o desembargador Geraldo Tenório, aposentando na compulsória quando ocupava a presidência.

Agora, o desembargador Washington Luiz chega ao posto pelo rodízio, uma lógica seguida pelo TJ, para comandar, por dois anos, o egrégio Tribunal de Justiça de Alagoas. Ele ocupará o lugar do atual presidente José Carlos Malta.

Nesta mesma solenidade também serão empossados os desembargadores João Luiz Azevedo Lessa, como vice-presidente, e Klever Rêgo Loureiro, como corregedor-geral da Justiça.

Uma trajetória de grandes conquistas e experiências

Formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, o desembargador Washington Luiz, natural de Piranhas, no Sertão de Alagoas, foi promotor de Justiça em várias comarcas de Alagoas, vereador por Piranhas e deputado estadual por Alagoas.

Ingressou na Corte de Justiça alagoana na vaga destinada ao Ministério Público Estadual, em fevereiro de 1998. Assumiu a vice-presidência do TJ/AL no biênio 2003-2004, assumindo a presidência nos seis meses finais, em razão da aposentadoria do desembargador Geraldo Tenório Silveira.

A escolha para os cargos se deu por aclamação, no Pleno do TJ/AL, em setembro de 2014. Washington Luiz, que é o decano do Tribunal, assume a Presidência no lugar de José Carlos Malta Marques. Natural de Piranhas, no Sertão de Alagoas, Washington Luiz ingressou na Corte de Justiça na vaga destinada ao Ministério Público (MP/AL), em fevereiro de 1998. Foi vice-presidente do TJ/AL no biênio 2003-2004, assumindo a Presidência nos seis meses finais, em virtude da aposentadoria de Geraldo Tenório Silveira.

Possuidor de grande capacidade administrativa e de uma oratória eloquente, o desembargador  Washington Luiz  assume o cargo de presidente do TJ/AL no momento em que as instituições públicas brasileiras exigem  reformas sérias, inovações e  adequações à nova realidade do País. Para a sua posse, nesta segunda-feira, vão estar presentes autoridades e lideranças representativas dos mais diversos segmentos da sociedade alagoana.

É importante destacar, que o novo presidente do Tribunal de justiça de Alagoas é irmão do deputado estadual por Alagoas, Inácio Loiola (PSB),  e pai da atual secretária de estado da  Cultura de Alagoas, Melina Freitas, cargos que expressam claramente o grande prestígio da família Damasceno Freitas no estado de Alagoas. Confira abaixo a experiência profissional do desembargador Washington Luiz.

 – Professor em várias unidades de ensino na cidade de Aracaju-Sergipe (1977-1979) e Diretor de unidades escolares em Piranhas e Delmiro Gouveia-AL;

– Exercício de Advocacia Cível e Criminal;

– Adjunto de Promotor de Justiça da Comarca de Delmiro Gouveia-AL (1979-1982);

– Assessor Jurídico da Fundação Instituto de Desenvolvimento Urbano e Assistência Municipal – FIDAM (1980-1982);

– Promotor de Justiça, tendo obtido a 1ª colocação no concurso para ingresso na carreira do Ministério Público (1982);

– Promotor de Justiça das comarcas de Limoeiro de Anadia, Delmiro Gouveia (1ª entrancia), Santana do Ipanema (2ª entrancia) e Arapiraca (3ª entrancia) – 1982;

– Presidente do Diretório Municipal do PMDB – Piranhas/AL (1988-1990);

– Vereador e Presidente da Câmara municipal de Piranhas-AL (1989-1990);

– Deputado Estadual de Alagoas por dois mandatos consecutivos (1991-94 e 1995-98);

– Secretário de saneamento e energia do Estado de Alagoas (1993-1994);

– Líder do Governo do Estado de Alagoas na Assembleia Legislativa Estadual em três governos consecutivos (1994-1998);

– Desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, nomeado em 03.02.1998.

 

Fonte: TJ/AL

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *