Setur, MPE e Procon iniciam a Operação Verão nos meios de hospedagem
Para garantir uma temporada de sucesso, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur/AL) e o Ministério Público Estadual (MPE), em parceria com o Procon/AL e a Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis (ABIH/AL), realizam uma campanha nos dias 19, 22 e 23 deste mês, com um mutirão de adesivação, nas recepções para chamar a atenção dos visitantes. Esta é uma ação do Cadastur – cadastro no Ministério do Turismo dos prestadores de serviços turísticos – que vai informar aos turistas a importância e os cuidados no momento de adquirir um serviço do setor. O material também explica como a má prestação do serviço pode ser denunciada.
A coordenadora regional de Serviços Turísticos da Setur, Rosário Passos, alerta que os serviços oferecidos pelas empresas que operam o turismo emissivo e receptivo devem estar devidamente cadastrados no Cadastur, bem como a atuação dos guias de turismo contratados por este segmento. Segundo ela, sem o cadastro no Ministério do Turismo, o empresário está descumprindo a legislação turística, além de exercer a atividade de maneira ilegal. “Este trabalho de conscientização é uma recomendação do Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, a fim de minimizar o número de turistas lesados”, explica.
Passos ainda recomenda que o turista faça uma pesquisa sobre a empresa no site http://www.cadastur.turismo.gov.br/cadastur/index.action#.
“Quem trabalha corretamente não cria nenhuma resistência em apresentar sua credencial, pois os prestadores de serviços turísticos e meios de hospedagem sabem da importância do cadastro e principalmente a segurança que ele passa para o turista”, comentou.
Durante a reunião outras realizações também foram discutidas para maximizar esta parceria. Entre elas, a panfletagem de desembarque do aeroporto, informando sobre o transporte receptivo irregular e a expansão desta campanha educativa para outros municípios turísticos.
Operação Verão
Devido ao grande fluxo de visitantes em Alagoas, durante o mês de janeiro, o Procon e a Setur vão percorrer as principais praias do destino, para alertar os turistas, tirar dúvidas, mostrar como denunciar sobre algum eventual problema em bares, restaurantes, hotéis, pousadas, lojas de artesanato e demais estabelecimentos comerciais.
Agência Alagoas