Alagoas será o segundo Estado com maior produção de eucalipto do Brasil

O dia de campo na Cachoeira do Meirim, unidade da Usina Caeté foi realizado nesta segunda-feira (15). O evento, que contou com a participação de empresários e políticos, marcou o lançamento do projeto Eucaliptocultura. A Usina se associou à Duratex, por meio da sua subsidiária Duratex Florestal, com o objetivo de plantar florestas de eucalipto no Estado de Alagoas.

A totalidade do plantio é de 13.500 hectares até 2019 e será feito em áreas arrendadas, eliminando a necessidade de mobilização de capital na aquisição de terras. O investimento previsto para os próximos seis anos é da ordem de R$ 12 milhões anuais, a ser suportado em conjunto pelos sócios. A Usina Caeté pertence ao Grupo Carlos Lyra, que atua no setor sucroenergético.

“Esta será mais uma vertente econômica para a Zona da Mata e região Norte do Estado. Significa a origem de novos negócios, fixação do homem no campo, enfim, estamos diversificando a economia da melhor maneira. Depois de Minas Gerais, Alagoas vai ser a maior processadora de eucalipto. E eu sou um grande entusiasta e defensor desse segmento porque vai ajudar a desenvolver o nosso Estado”, afirmou o governador.

O eucalipto é uma nova alternativa econômica e surge como uma possível substituição a cana-de-açúcar, visto que a legislação proíbe a queima da cana, permitindo apenas com a mecanização necessária, mas que em áreas de encosta as inclinações dificultam o processo, além da complexidade do corte de cana em áreas acidentadas.

“O nosso Estado tem um potencial imenso porque temos as encostas da Zona da Mata alagoana, que antes eram ocupadas com cana-de-açúcar e que hoje tem as suas terras ocupadas com gado, mas emprega pouco. Eucalipto emprega e rende mais. Com a possibilidade já real de uma indústria de beneficiamento de eucalipto em Alagoas, cria-se de uma forma muito segura um mercado muito importante para desenvolver a agroindústria e, sobretudo, o produtor do campo”, disse Téo Vilela.

A empresa afirma que nos últimos anos, o Nordeste brasileiro vem apresentando significativo crescimento no consumo de painéis de madeira, razão pela qual decidiram iniciar esse investimento, de forma a criar na região base florestal suficiente para alimentar uma futura fábrica de MDF (Fibra de Média Densidade) da Duratex. Além da possível geração de energia a um preço muito mais competitivo.

“Esse trabalho foi iniciado a sete anos atrás e nos últimos dois anos a gente tinha um dilema do que fazer com esse eucalipto. A usina Caeté se associou à Duratex e estamos montado a Caetex com o objetivo de produzir MDF no Estado de Alagoas. Uma planta dessa gera diversos novos negócios, empregos de qualidade e o melhor, o ano inteiro, sem a sazonalidade existente na cana. Enfim, essa atividade veio para ficar em Alagoas”, garantiu o diretor do Grupo Carlos Lyra, Luis Magno Brito.

Por: Redação com assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *