Arquivo Público de AL apoia exposição sobre Graciliano Ramos em SP

largeO Arquivo Público de Alagoas (APA) estará presente na exposição itinerante “Conversas de Graciliano Ramos”, assim como nas páginas do livro “Conversas”, que será lançado na próxima segunda-feira (22) durante a abertura da exposição, em São Paulo, no Museu de Imagem e do Som (MIS).

O livro, organizado pelos reconhecidos especialistas na obra do escritor alagoano Ieda Lebensztayn e Thiago Mio Salla, compila entrevistas concedidas à imprensa por Graciliano Ramos entre os anos de 1910 e 1952. Já a exposição conta toda a trajetória do grande escritor que marcou a literatura brasileira com obras que retratam a vida do homem nordestino.

Como forma de apoiar o evento e essa obra, o APA ofertou aos pesquisadores Walter Craveiro, fotógrafo oficial da Festa Literária Internacional de Paraty, Selma Caetano, produtora cultural e curadora do Prêmio Portugal Telecom de Literatura, e Lourival Holanda, filósofo e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) uma série de fotografias originais raras do jornalista e escritor Graciliano Ramos, além de Diários Oficiais e documentos impressos, datilografados e manuscritos originais, dentre os quais os famosos relatórios do prefeito de Palmeira dos Índios à época.

Entre os materiais, há um cartão com dedicatória de próprio punho do Mestre Graça, aos seus 15 anos, em que se lê: “A minha irmã Leonor/Graciliano/Viçosa – 7 – Abril – 1908”. A exposição segue até o mês de novembro e é aberta ao público.

 

 

Fonte: Assessoria

Um comentário em “Arquivo Público de AL apoia exposição sobre Graciliano Ramos em SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *