Comunidade quilombola recebe serviços para mulheres vítimas de violência

MULHER E ACAO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS -assessoria- -4- SITEMais de 80 mulheres quilombolas da comunidade do Muquém, no município de União dos Palmares, receberam, nessa quinta-feira (18), serviços da unidade móvel de atendimento à mulher rural em situação de violência, da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.

Além de oferecer serviços especializados de atendimento à mulher rural em situação de violência, prestados por uma equipe multidisciplinar, a unidade móvel tem função educativa, com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação.

“Não apanho em casa.

Mas o marido da minha vizinha bate nela. Vou mostrar este papelzinho [informativo sobre a Lei Maria da Penha] a ela”, disse uma das quilombolas.

Desta vez, a ação – que é articulada pela superintendência de Políticas para Mulheres em parceria com o Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra Mulheres Rurais – também contou com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social da cidade e de uma equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) local.

“Todos ganhamos quando o trabalho é integrado. Cada um faz sua parte, mas todos focados no objetivo comum de atender, orientar e conscientizar mulheres sobre seus direitos e mostrar a elas que a violência pode ser combatida”, afirmou a superintendente Solange Viégas.

A comunidade quilombola do Muquém também é conhecida pelo artesanato da mestra artesã Irinéia, de 67 anos, que há 35 anos cria obras de artesanato popular em barro reconhecidas e premiadas em todo o Brasil.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *