Nicarágua se mobiliza para resgatar mineiros presos em mina artesanal

ng3538762MANÁGUA — Vinte mineiros presos numa mina de ouro conhecida como El Comal, em Bonanza, uma zona isolada e de difícil acesso no Noroeste da Nicarágua, ainda estão vivos, afirmou a porta-voz do presidente Daniel Ortega, Rosario Murillo. Os mineiros ficaram presos após um acidente na manhã de quinta-feira.

— Um dos mineiros atingiu um ponto no qual conseguia se comunicar com o exterior para pedir água — afirmou a porta-voz. — Essa é uma boa notícia.

Segundo a presidência, três mineiros estão desaparecidos, e outros dois conseguiram escapar. O órgão não confirmou a os rumores da morte de uma pessoa que teria caído em um poço depois de ser arrastada por uma corrente de lodo.

— Conseguimos nos comunicar com os mineiros presos, e eles dizem que vinte estão juntos, mas há outros três que eles não sabem dizer onde estão e que podem estar precisando de ajuda — afirmou o mineiro Omar Medina, que participa do resgate. — Escutamos o eco de seus gritos e respondemos. Eles dizem que não conseguem sair de onde estão porque há muito sedimento solto.

A enviada do governo à região, Milagros Solórzano, declarou à TV que as brigadas de resgate encontraram uma via alternativa para resgatar os mineiros e indicou que o processo pode começar já nesta sexta-feira.

A extração de ouro de forma artesanal é a principal atividade econômica de Bonanza, e mobiliza cerca de 6 mil mineiros informais que emigraram de diversos pontos do país, atraídos pelo auge dos preços do ouro nos últimos dez anos. Na última década, a população da região passou de cerca de 8 mil habitantes para 40 mil.

A Nicarágua pediu ajuda ao México, à Venezuela, e ao Chile para resgatar os mineiros aprisionados na mina.

— O presidente se comunicou com os governos do México e da Venezuela, e também com o governo chileno, que têm experiência em situações como essa — afirmou a porta-voz.

 

 

O Globo

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *