Palmeira; cerca de 300 pessoas participaram da Via Sacra
Teve início às 4h da madrugada desta sexta-feira (18), a Via Sacra de Palmeira dos Índios.
O ato religioso saiu da Catedral da Cidade e seguiu um itinerário até chegar ao Cristo do Goiti, composto aproximadamente por trezentos de católicos, de idades e sexo diferentes.
O evento foi presidido pelo bispo D. Dulcênio Fontes de Matos.
A religiosidade da Via Sacra consiste na oração espiritual de seguir o Senhor Jesus em suas aflições, conhecidas como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário.
Após a benção dada pelo próprio D. Dulcêncio Fontes foi dado por encerrado o evento, que terminou aproximadamente às sete horas da manhã.
Entenda o que é Via Sacra;
A Via Sacra é uma oração que tem como objetivo meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo. É o reviver dos últimos momentos da sua vida na Terra. São 15 estações, que nos ajudam a percorrer um caminho espiritual e a compreender melhor a pessoa de Jesus e o amor que teve por nós ao ponto de se deixar matar, sofrendo muito, para que todos nós aprendêssemos o que é verdadeiramente amar.
A celebração da Via Sacra pode ser feita dentro de uma Igreja, e o caminho é percorrido com uma cruz e duas velas que dão a volta à Igreja parando nas cruzes ou ícons que estão nos pilares ou paredes. É habitual haver 14 cruzes, de modo que a 15ª estação, a da Ressurreição, possa ser feita à frente do altar ou do Santíssimo.
A celebração da Via Sacra pode também ser feita em qualquer outro lugar, rua, montanha, praia,… Os lugares onde se para podem estar afastados de metros ou quilômetros (no caso de uma peregrinação a pé). Se possível, devem ser preparados antes, de modo a criar um ambiente de interiorização e evitar distrações durante a realização da via sacra.
Entre as estações pode rezar-se o Pai Nosso ou até uma dezena ou terço no caso de uma grande peregrinação a pé.
Também se podem intercalar cânticos em qualquer momento da via sacra.
Todas as estações têm uma estrutura esquemática semelhante, o que facilita a compreensão da celebração e permite adicionar cânticos ou outras orações.
À frente segue uma pessoa com a cruz, e duas pessoas cada uma com uma vela acesa ao lado da cruz. Seguidos da pessoa que preside e depois por todas as outras pessoas.
Quando se lê a frase no início da estação “Nós vos adoramos e bendizemos ó Jesus”, ajoelham-se todos e levantam-se após responderem “Que remistes o mundo pela vossa santa cruz”.
Na estação em que Jesus morre na cruz, ajoelham-se todos no fim da leitura, por uns breves instantes; o que preside deve dar o exemplo.