Vídeo: PMs queimando cruz em treinamento no interior de SP gera críticas

Um vídeo divulgado nas redes sociais do 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de São José do Rio Preto (SP), na última terça-feira (15), mostra agentes da corporação queimando uma cruz em um local aberto.

Nas imagens, é possível ver agentes do Baep em meio à fumaça, com o braço erguido na altura do ombro. Internautas questionaram o gesto, que pode remeter a uma saudação nazista.

Após a repercussão, o vídeo foi apagado das redes sociais do batalhão. Entretanto, as imagens foram compartilhadas por inúmeras pessoas nas redes sociais.

Em nota enviada, a Polícia Militar afirmou que “o material foi produzido durante o encerramento de um treinamento noturno, conduzido pelas próprias equipes do batalhão, com o intuito de representar simbolicamente a superação dos limites físicos e psicológicos enfrentados ao longo da instrução”.

A corporação disse ainda que “em nenhum momento houve intenção de associação a ideologias de natureza religiosa, racial ou política.”

Mesmo assim, as circunstâncias da produção das imagens são apuradas pela PM. “A Polícia Militar repudia de forma veemente qualquer alusão a símbolos nazistas, bem como qualquer manifestação de intolerância, preconceito ou discriminação”, diz o comunicado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *