Reportagem do Fantástico denuncia ‘alunos fantasmas’ matriculados no interior de AL
Uma reportagem que foi ao ar na noite deste domingo (23), mostrou uma grave denuncia envolvendo a gestão passada do município de Girau do Ponciano, Agreste de Alagoas.
O Fantástico teve acesso ao relatório da Cotroladoria Geral da União que mapeia essa fraudes e percorreram três estados do Nordeste para mostrar quem são os mais prejudicados com esse esquema fraudulento.
A reportagem especial exibida no programa expôs a descoberta de alunos fantasmas matriculados na EJA – a Educação para Jovens e Adultos – de 35 municípios brasileiros, sendo um desses esquemas constatado pela equipe na cidade alagoana.
Girau do Ponciano, no agreste alagoano, tem 36 mil pessoas. Em 2022, segundo o relatório da CGU, mais de 12 mil estavam matriculados na EJA. Isso é 35% da população.
Esse é o terceiro maior número de alunos nessa modalidade de ensino no país, perdendo apenas para capitais São Paulo e Rio de Janeiro.
De acordo com o relatório, estima-se que existam mais de 3 mil alunos fantasmas em Girau: pessoas matriculadas na cidade e em outros locais ao mesmo tempo e pessoas mortas sem nenhuma falta, com notas e aprovação.
O prefeito de Girau é Bebeto Barros, que era vice na gestão passada, quando foi feita a lista. Segundo a CGU, a cidade teria recebido de forma indevida R$ 18,5 milhões. Procurado, o prefeito não atendeu a reportagem.