Palmeira se torna referência no diagnóstico rápido de Tuberculose e Hanseníase
A cidade de Palmeira agora conta com uma Sala de Baciloscopia, instalada no Laboratório Remi Maia, com o objetivo de oferecer diagnóstico rápido para pacientes com suspeita de Tuberculose ou Hanseníase. O serviço é 100% SUS, oferecendo mais agilidade e eficiência no tratamento.
Para realizar a baciloscopia, é necessário o encaminhamento médico ou de enfermagem. No caso da Hanseníase, a baciloscopia é solicitada quando há suspeita clínica, lesões características ou classificação do tipo da doença, com resultado em até 8 dias. Já para a Tuberculose, o exame é indicado diante de suspeita clínica, alterações no raio-X, tosse persistente, febre por mais de duas semanas e perda de peso inexplicada, com resultados em até 5 dias.
“A criação dessa Sala representa um grande avanço para nossa comunidade. Antes, os exames eram enviados para Maceió, o que gerava longas esperas. Agora, os resultados ficam prontos em até 8 dias, permitindo que o paciente inicie o tratamento rapidamente, se confirmado o diagnóstico. Esse é um exemplo do nosso esforço para oferecer uma saúde mais acessível e humanizada”, afirmou Zoé Duarte, secretária da Saúde.