Aldeia de Palmeira dos Índios tem rede de energia elétrica consertada após passar por vários incêndios

 

Por Luciano Cardeal – Jornalista

 

Atendendo a uma reivindicação dos moradores da Aldeia Mãe Serra do Capela, que vinha perdurando por cerca de 6 anos, a empresa DVL, responsável pela manutenção da rede elétrica de energia na comunidade decidiu nesta quarta-feira (15), realizar o conserto da fiação dos postes e substituir os fios de alumínios por fios revestidos.

A aldeia que fica localizada dentro dos limites de Palmeira dos Índios vinha sofrendo com constantes queimadas em suas terras (três no total), ocasionadas por mau funcionamento, devido às más instalações da fiação elétrica, como o uso de fios de alumínio. Desta vez, o material utilizado foi fio revestido – o tipo mais indicado, ideal para esse tipo de instalação, para evitar circuitos e, consequentemente, incêndios.

Ao fundo das imagens, é possível observar uma parte da área que foi devastada pelos incêndios ocasionados devido a curtos-circuitos nos fios anteriormente instalados na região.

Segundo o pajé da aldeia, Purinan, a comunidade registra bastante prejuízo devido às últimas queimadas, como perda total da plantação de cerca duas mil mudas de pés de Sabiá – um tipo de planta que produz pequenos frutos alaranjados e suculentos e que são extremamente atrativas para pássaros, além da perda da safra de manga, de caju e também de jaca.

A solução do problema estava sendo bastante requisitada e aguardada há bastante tempo por Purinan e também a toda a comunidade Mãe Serra do Capela. O líder indígena, que solicitou com veemência essa melhoria, diz que a aldeia agora terá novos rumos e que, aos poucos, ele e seu povo respirarão tranquilamente, sem temer novos incidentes dessa natureza. Ele agradece essa ação atendida pelos responsáveis da obra, e também ao Estadão Alagoas, que abriu portas para que essa reivindicação lhe fosse atendida.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *